No Presídio de Varginha, município localizado no Sul de Minas Gerais, um detento teve que passar por cirurgia no Hospital Bom Pastor depois que policiais penais descobriram que ele havia engolido um aparelho celular. O fato ocorreu na quarta-feira (25) e, nesta sexta-feira (27), a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) confirmou a ocorrência através do Depen (Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
Segundo a Secretaria, houve uma vistoria rotineira na cela na segunda-feira (23) e, durante a checagem, os policiais suspeitaram que os presos tinham um aparelho telefônico no local. Porém, mesmo com a inspeção, não encontraram irregularidades.
LEIA TAMBÉM
Em Cambuquira, no Sul de MG, mulher é esfaqueada pelo ex
Passos: cresce mais de 1.000% casos suspeitos de dengue
Ainda com a desconfiança, na quarta-feira (25) os agentes voltaram à cela e fizeram uso de scanner corporal nos detentos e o equipamento sinalizou algo na barriga de um deles. Assim, foi possível confirmar que um dos presos tinha um celular “escondido” no estômago.
A Sejusp informou que o preso confessou ter engolido o aparelho com receio de sofrer sanções se descoberto portando um celular no presídio. Após a confissão, o detento foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, através de exame de raio-x, foi possível identificar o telefone.
Com o diagnóstico, o preso que engoliu o celular foi levado ao hospital para intervenção cirúrgica. O IPL (Indivíduo Privado de Liberdade) continua internado nesta sexta-feira (27) para recuperação do procedimento.
De acordo com a Secretaria, depois de recuperado e de volta ao presídio, o detento deverá passar pela comissão disciplinar do presídio e pode sofrer sanções administrativas. Já o aparelho celular foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Varginha.
LEIA MAIS
Em Guaxupé, crianças encontram ninho com filhotes de jiboia