O domo de calor será o responsável pelas altas temperaturas na Argentina, que também deve afetar o Brasil, como parte do Rio Grande do Sul, que segundo a meteorologia, registrará uma onda de calor.
Segundo o MetSul, as máximas na região oeste do estado podem variar entre 36ºC e 39ºC até a metade da próxima semana, com a sensação térmica ultrapassando os 40ºC.
LEIA TAMBÉM
Governo pode ampliar oferta da vacina contra dengue
Domo de calor chegará em São Paulo?
A previsão da MetSul indica que esse aumento de temperatura se estenderá ao Uruguai e parte do Brasil, especificamente atingindo o Rio Grande do Sul, e não chegará a São Paulo.
Apesar da previsão, não são esperadas temperaturas extremas no território brasileiro. O instituto de meteorologia destacou que várias cidades na metade oeste do Rio Grande do Sul podem registrar máximas entre 36ºC e 39ºC, pelo menos até a metade da próxima semana. Na região da fronteira oeste do estado, as marcas podem se aproximar dos 40ºC.
Porto Alegre e o Litoral Norte do estado também devem enfrentar dias quentes até quarta ou quinta-feira (8). Nos vales e no Centro do Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias.
O que é o domo de calor?
Com a influência de fenômenos globais como o El Niño e as mudanças climáticas, meteorologistas e climatologistas explicam que o calorão atual está relacionado a um processo chamado “domo de calor”, caracterizado pelo aprisionamento de uma grande massa de ar quente numa determinada região, impedindo a chegada de frentes frias ou chuvas e elevando drasticamente os termômetros.
LEIA MAIS