O eclipse solar total é uma oportunidade para os cientistas estudarem a chamada coroa solar, atmosfera mais externa da estrela, visível apenas nesse fenômeno. Com este evento acontecendo nesta segunda-feira (8) a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) produzirá um “megafilme” a partir de imagens dessa região.
Com o nome de “Eclipse Megamovie“, o projeto contará com a ajuda de voluntários que usarão câmeras DSLR para filmar as mudanças na coroa solar, que não produz ou reflete muita luz, sendo visível durante a versão total deste eclipse.
LEIA MAIS
Que horas começa o eclipse solar total desta segunda-feira?
Região das Cachoeiras do Niágara presencia eclipse solar total
Projeto
O eclipse solar é um evento que dura poucos minutos e não é possível analisar profundamente as alterações desta atmosfera, por isso a agência fará 90 minutos de imagens para a análise científica.
Há 70 fotógrafos voluntários que estarão posicionados de forma a cobrir todo o trajeto do fenômeno, entre Estados Unidos e México, com suporte de rastreamento da Nasa. Além disso, há outras 80 pessoas com equipamentos próprios que farão parte disso.
Também haverá 35 equipes cobrindo o percurso do Texas ao Maine para capturar a coroa em luz polarizada. Pessoas com experiência em bancos de dados, codificação Python e aprendizado de máquina ainda estão sendo procuradas para ajudar na etapa final.
No fim, o projeto processará e unirá todas as imagens em “filmes” para revelar as atividades da coroa. Saiba mais sobre o “Eclipse Megamovie” no vídeo abaixo:
*Sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM
Já está à venda escudo que deixa pessoas e objetos invisíveis