- Publicidade -

Fim da “saidinha”: OAB pede intervenção do STF

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu para que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare inconstitucionalidade da lei

compartilhar

Recentemente, o Congresso Nacional aprovou o fim da saída temporária de presos, a “saidinha”. O projeto de lei foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas os congressistas derrubaram os vetos por ampla maioria. Agora, A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare inconstitucional a lei que acaba com a saidinha.

Segundo a OAB, o poder público tem o dever de promover a ressocialização dos detentos e que as saídas temporárias são uma política eficiente para a reintegração gradual dos presos ao convívio social.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Até quando pode se inscrever no Enem?

Quem foi Maria da Conceição Tavares?

- Publicidade -

Outro argumento é técnico. A OAB lembra que a Constituição proíbe o retrocesso em direitos fundamentais. “No presente caso, o retrocesso em direitos fundamentais é tão acentuado que nem mesmo na época da ditadura militar o benefício era tão restrito”, afirma a entidade na ação.

O Conselho Federal da OAB também sugere o uso de tornozeleiras eletrônicas para “compatibilizar” o direito dos presos sem comprometer a segurança pública.

Antes da reforma na legislação, os presos com bom comportamento tinham direito de sair da prisão para visitar familiares, estudar e participar de atividades de retorno ao convívio social. A nova lei limitou as saídas temporárias a cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.

O ministro André Mendonça chegou a se manifestar sobre a reforma, em outro processo. Ele já defendeu que a mudança não vale para detentos que já estão presos, ou seja, não tem efeitos retroativos.

- Publicidade -

*Com informações da Agência Estado

LEIA TAMBÉM

Peixe do Apocalipse aparece em diferentes partes do mundo

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.

Leia mais

Kingdom Come: Deliverance II poderá ser jogado de graça

Jogo de estratégia estará disponível neste final de semana para PC (via Steam) e consoles Xbox; veja como aproveitar a oportunidade

SEGA reduz preço de Sonic Racing: CrossWorlds no Brasil

Além dos novos valores já disponíveis nas principais lojas digitais, uma nova ativação do ouriço azul estará disponível no GP de São Paulo

Legumes coloridos chamam atenção pela aparência e benefícios à saúde

Batata-doce roxa e beterraba amarela ganham espaço no campo e na mesa dos brasileiros; conheça os legumes coloridos

- Publicidade -

- Publicidade -