Na noite deste domingo (20), um terremoto atingiu a Argentina, mais precisamente na região Noroeste do país. Com uma profundidade de 107,7 quilômetros, o terremoto foi detectado pelo EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e pelo USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), que também informaram que outra cidade na Argentina e duas no Chile foram atingidas por tremores durante a noite.
Qual cidade da Argentina sofreu um terremoto?
O epicentro do tremor, isto é, o ponto na superfície logo acima de onde ele foi detectado, estava em uma área a 74 quilômetros da cidade de San Juan, capital de uma província de mesmo nome. Ele atingiu uma magnitude de 5,7 na escala Richter, mas o USGS estima que, baseando-se no local onde o tremor ocorreu, a chance de fatalidades é considerada muito baixa por conta do baixo número de habitantes e do tipo de estruturas, como prédios e casas, próximos. Até o momento, não houve nenhum dano estrutural e não foram registrados feridos.
LEIA TAMBÉM
Criança foi velada viva em Santa Catarina?
Como se inscrever no concurso da Sanepar?
O que causa um terremoto?
Os terremotos são tremores que se manifestam na crosta terrestre, podendo ser causados por desabamento, vulcanismo ou tectonismo. Este último fator, que consiste no movimento das placas tectônicas, pode ser considerado o principal responsável por provocar este fenômeno. Como a crosta terrestre não é uma camada única, mas constituída por essas placas, muitas delas estão em constante colisão, assumindo direções opostas. A partir dessa zona de contato que acontecem a maior parte dos terremotos do mundo.
LEIA MAIS
“A Nintendo nunca ignorou o Brasil”, afirma executiva da Nintendo