Algumas das maiores cidades localizadas na região do Sul de Minas Gerais tiveram aumento no número de furtos e roubos. A análise foi feita a partir de dados oficiais divulgados pela Sejusp-MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) nesta sexta-feira (6).
Segundo a Secretaria, o comparativo foi realizado entre os meses de janeiro e novembro de 2022 com o mesmo período de 2021. A informação analisada leva em consideração registros oficiais de boletins de ocorrência da Polícia Militar (PM-MG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG).
LEIA TAMBÉM
Concurso da PM-MG tem 380 vagas para o Sul de Minas
Confira os 10 principais destinos turísticos do Sul de Minas
Mas qual a diferença entre furto e roubo? De acordo com a Sejusp, o roubo ocorre quando há ameaça de violência. Um exemplo é o assalto à mão armada. Já o furto é a subtração de um bem sem que haja emprego de violência ou ameaça e, em muitos casos, sem que a vítima perceba. Um exemplo é o furto de um celular do bolso traseiro da calça da vítima.
FURTOS
A cidade de Pouso Alegre, que possui cerca de 162 mil habitantes, segundo o Censo 2022, foi a que registrou maior número de furtos no período, com 11% de crescimento nesse tipo de crime no comparativo entre 2021 e 2022.
Na sequência vêm os municípios de Poços de Caldas (173 mil habitantes) com aumento de 10% e Varginha (137 mil habitantes) com crescimento de 7% em furtos.
Na contramão das vizinhas sul mineiras, a cidade de Passos (110 mil habitantes) foi a única que registrou diminuição no número de ocorrências de furto com 8% a menos entre 2021 e 2022.
ROUBOS
Em relação a roubos, Varginha teve destaque negativo em comparação aos outros municípios com registro de 18% de aumento de ocorrências. Todas as outras cidades tiveram queda nas ocorrências.
Já em Poços de Caldas o crime de roubo caiu mais que a metade, com significativa redução de 54% de registros no comparativo entre 2021 e 2022. Em segundo lugar Passos teve diminuição de 23% nesse tipo de crime enquanto Pouso Alegre teve redução de 9%.
Ainda, em relação a veículos roubados (não furtados), Varginha e Pouso Alegre saem na frente com espantoso aumento no número de ocorrências, sendo a primeira cidade com 60% e a segunda com 52%. Ao contrário de Passos e Poços de Caldas que registraram queda significativa de 60% e 57%, respectivamente.
LEIA MAIS