O governo Lula (PT) ainda não revelou se o horário de verão vai voltar neste ano. As especulações aumentaram após o governo divulgar estudos e o presidente criar uma enquete no Twitter antes de assumir o cargo.
O horário de verão foi cancelado em 2019, durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), após concluir que a mudança não impactava na redução do consumo de energia.
Em novembro de 2022, Lula fez uma enquete no Twitter, após sua vitória nas urnas, que teve mais de 2 milhões de interações. A grande maioria desejava a volta do horário de verão.
Estudo feito, também no ano passado, pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que a aplicação do horário de verão não trazia benefícios para a operação do consumo de energia.
Neste ano, o Ministério de Minas e Energia debate a possibilidade de voltar com a medida.
O governo de Lula revelou estar “avaliando e levantando todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão”. Não foi divulgada uma data para ter uma resposta final.
LEIA TAMBÉM
Ônibus que transportava corintianos estava irregular, diz ANTT
Equador: disputa pela Presidência terá segundo turno
QUANDO COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO?
O horário de verão começava nos primeiros finais de semana de outubro e terminava no mês de fevereiro do ano seguinte. Foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano.
LEIA MAIS
Ministro da Espanha exige desculpas de cartola após beijo em campeã