O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e a Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung (NYCU), em Taiwan, firmaram acordo de cooperação internacional para desenvolvimento de pesquisas sobre 6G. A cerimônia de assinatura do memorando foi realizada de forma online na sexta-feira (21). A NYCU é referência em estudos na área de Comunicações Móveis no país asiático.
Segundo o Instituto, a cooperação prevê a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em 6G e também em áreas correlatas, redes abertas e desagregadas, rádio e redes cognitivas, inteligência artificial e Internet das Coisas. A parceria engloba ainda estudos sobre o impacto das tecnologias de comunicação de última geração no desenvolvimento social.
LEIA TAMBÉM
Em Itajubá (MG), padre revela ameaças de grupo político
Polícia Civil resgata jabuti enviado por Correios do RJ a Santa Rita do Sapucaí (MG)
Ainda, a parceria teve início após aproximação da instituição com o Escritório Econômico e Cultural de Taipei em Brasília, para o qual o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Inatel, Henry Rodrigues, apresentou todas as iniciativas, projetos e pesquisas desenvolvidas pela instituição.
Para o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, a assinatura do acordo de cooperação é um grande marco e uma grande oportunidade de avanço para ambas instituições e para as empresas do Brasil e de Taiwan.
“As duas instituições são sinérgicas e complementares, com competências muito bem estabelecidas nas áreas de Ciências Médicas, Eletrônica, Telecomunicações e Tecnologias da Informação e Comunicação. As pesquisas que se iniciam com o desenvolvimento da tecnologia 6G darão a possibilidade de avançarmos no futuro em diferentes frentes do conhecimento que serão cada vez mais impactadas pela fusão dos mundos físico, biológico e digital. Será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de toda equipe de colaboradores do Inatel, dos alunos e professores”, destaca.
Já para o presidente da NYCU, Lin Qihong, a cooperação irá demonstrar a força de Taiwan em Comunicações Móveis 6G, impulsionando assim a influência da indústria internacional e da academia. Segundo ele, após a assinatura do memorando, a universidade aprofundará a cooperação transnacional com as principais instituições de pesquisa do Brasil.
TECNOLOGIA 6G
A tecnologia de redes móveis 6G será a sexta geração em comunicação sem fio com suporte a redes de internet móvel. A expectativa é que o sucessor do 5G, que ainda está em implantação ao redor do mundo, consiga atingir velocidade de download de 100 Gb/s.
A previsão é que o 6G chegue ao mercado democratizado nos próximos oito anos. Hoje em dia, apesar do alto investimento da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, a China lidera a corrida do desenvolvimento da tecnologia 6G.
LEIA MAIS