O aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, será administrado, a partir de agora, pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O anúncio foi feito pela Prefeitura de Poços de Caldas na quinta-feira (20). O contrato é válido por cinco anos.
A administração municipal informou que a Infraero vai realizar um diagnóstico técnico da situação do aeroporto e, a partir disso, desenvolver um planejamento de ações para dar início às operações no local. Caso sejam necessárias obras de melhorias ou readequação no aeroporto, a Prefeitura de Poços assumirá a responsabilidade.
LEIA TAMBÉM
Em Lavras (MG), funcionário agride colega com queijo e martelo
Concurso Público: Saae de Passos (MG) tem 82 vagas
Ainda, de acordo com a Prefeitura, a Infraero será responsável pelo gerenciamento de tarefas essenciais ao funcionamento do terminal, além de atender à legislação e normas vigentes na área de aviação. Entre as atividades da empresa pública no aeroporto, estão a gestão da segurança aeroportuária e operacional, treinamentos obrigatórios, limpeza, manutenção e conservação.
Na operação aeroportuária, a Infraero cuidará da fiscalização, vistoria e inspeção, segundo a Prefeitura. A empresa também vai atuar no desenvolvimento da área comercial, realizando prospecção de atividades empresariais e gerenciando contratos.
ENTENDA POR QUE A INFRAERO ASSUMIU O AEROPORTO
Em julho deste ano, o aeroporto de Poços de Caldas teve as atividades suspensas devido à falta de comunicação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). À época, o secretário de Defesa Social do município, Rafael Conde, disse que teria ocorrido uma provável falha no envio de documentação para a Anac.
Já a Anac comunicou que a paralisação das operações foi decidida após ausência de informações solicitadas ao operador do aeródromo, não se constatando a efetiva presença do gestor aeroportuário e o cumprimento das obrigações. Em nota, a Agência ainda explicou que, ao determinar o fechamento do local, levou em consideração fatos que poderiam “comprometer a segurança aeroportuária e impor em risco às operações”.
Desse modo, a Prefeitura decidiu, com dispensa de licitação, contratar a Infraero. “O nosso município opera o aeroporto e são muitas as dificuldades que temos para obter um completo corpo de profissionais especializados. Já pela Infraero, ela chegará operacionalizando o aeroporto com seus contatos, empresas parceiras e a excelência na interlocução com a Anac”, disse Conde à época.
AEROPORTO DE POÇOS DE CALDAS
Inaugurado em 1937, o aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles é considerado, com 1.260 metros de altitude, o segundo mais alto, entre os terminais de médio e grande porte, no Brasil.
A pista do modal tem entre 1.530 e 1.550 metros de comprimento com capacidade para operar voos com aeronaves de pequeno e médio porte.
A Prefeitura de Poços espera que, com a gestão da Infraero, o turismo municipal seja beneficiado. “O processo de concessão trará uma melhor experiência ao turista, de forma que ele possa estender a sua permanência na cidade”, diz.
LEIA MAIS