O professor Andreas Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), esteve na Alemanha, em visita técnico-científica para tratar de temáticas que envolvem a questão energética, óleo, gás e hidrogênio, e sobre a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, além de outros assuntos pertinentes às diferentes áreas de atuação da instituição.
Ele conta que, em muitos momentos da viagem, ficou claro o interesse das instituições visitadas em intensificar as relações com o Brasil e com a UNIFEI, por meio de futuros editais para fins de participação conjunta.
Também foi mencionada a importância de se ter uma representação constante das instituições em atividades no exterior, que auxiliam na ampliação da internacionalização e melhoram a prospecção de interessados.
Foram abordadas ainda as formas de efetivar orientações em cotutela com dupla diplomação, a possibilidade de participação nos próximos editais Probral/CAPES e Humboldt/CAPES e, ainda, a expectativa de recepção de uma delegação de docentes e estudantes da UNIFEI por meio do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), organização alemã que financia intercâmbios acadêmicos de cunho científico-cultural.
LEIA TAMBÉM
Prefeito sanciona projeto para instalação da cervejaria Heineken
Capela atrai devotas que buscam cura do câncer de mama
FUTURAS VISITAS À UNIFEI
Os docentes da Technische Universität (TU) Bergakademie Freiberg, Dr. Matthias Reich e Dr. Amro Mohammed, responsáveis pelo Institute of Drilling Engineering and Fluid Mining, com atuação em Tecnologia Petrolífera, pretendem visitar a UNIFEI no primeiro semestre de 2023, já que sua instituição possui um programa voltado para a área de óleo e gás, inclusive com a participação de alunos de outros países, o que seria uma oportunidade de desenvolvimento de orientações e projetos conjuntos.
O professor da Technische Universität (TU) Clausthal, Dr. Michael Koppe, responsável pela unidade laboratorial Drilling Simulator Celle, após mostrar ao visitante a infraestrutura na área de perfuração de poços, detalhou haver espaço para intensificar trabalhos conjuntos. Uma possível visita de representantes da TU Clausthal à UNIFEI deverá ser verificada oportunamente.
O professor da TU Dresden, responsável pela Chair of Hydrogen and Nuclear Energy, Dr. Antonio Hurtado, já alinhou uma visita à UNIFEI, que deverá ocorrer no final do mês de novembro de 2022. Envolvendo o assunto hidrogênio, o Dr. Michael Krieg, da Faculty of Transport and Traffic Sciences, demonstrou interesse em colaborar no tema, como também em dar apoio ao intercâmbio de estudantes do curso de graduação em Engenharia de Mobilidade da UNIFEI.
Na ocasião, na TU Dresden, o professor Andreas Nascimento foi recepcionado pelo Dr. Thiago Gotelip Correa Veloso, ex-aluno da UNIFEI, que, atualmente, trabalha como pesquisador na cidade.
O professor Andreas montou um relatório técnico detalhado sobre as visitas às instituições alemãs. Clique aqui e confira o documento.
LEIA MAIS
CAC divulga 51 novas vagas de emprego em Pouso Alegre