25 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Irã vai atacar Israel? Entenda tensão política 

Um possível ataque do Irã contra Israel seria uma resposta a ação israelence em Damasco, na Síria

Um possível ataque do Irã contra Israel seria uma resposta a ação israelence em Damasco, na Síria. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, Israel está em alerta para um possível ataque direto do Irã ao seu território, neste sábado (13). A ação seria uma resposta a ação israelence contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, que aconteceu no último dia 1º. 

O Irã vai atacar Israel? 

Nesta sexta-feira (12), a Casa Branca afirmou que a ameaça do Irã retaliar Israel, após o ataque em que morreram generais da Guarda Revolucionária iraniana, é “real” e “viável”. 

“Continuamos considerando que a ameaça potencial do Irã neste caso é real, é viável”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

O porta-voz não disse se acredita que o ataque será iminente ou se os Estados Unidos pretendem ajudar a derrubar possíveis iranianos disparados contra Israel. Porém, o presidente Joe Biden afirmou a jornalistas que espera que um ataque do Irã possa acontecer em breve. 

“Não quero dar informação confidencial, mas minha expectativa é que será mais cedo ou mais tarde”, disse Biden. Quando questionado a respeito de sua mensagem para o Irã, ele respondeu: “Não faça”.

LEIA TAMBÉM

BNDES investirá R$60 milhões para preservação de corais

- Publicidade -

DPVAT vai voltar? Saiba como receber o dinheiro do seguro

O que aconteceu?

No dia 1º de abril, aviões militares de Israel atingiram o consulado do Irã na Síria. De acordo com a mídia estatal iraniana, a ação resultou na morte de Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária do país. 

De acordo com a organização, além do militar, a lista de comandantes mortos inclui Mohammad Hadi Haji Rahimi, nº 2 de Zahedi, e outro comandante sênior. Os três fariam parte da Força Qods, que é considerada braço de operações exteriores do grupo. Na quarta-feira (10), o Irã declarou que a ação foi um ataque ao seu próprio território e prometeu vingança. 

- Publicidade -

LEIA MAIS

6 documentários sobre Pop Rock para ver no streaming

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress