- Publicidade -

Mais de 130 jabutis são resgatados do tráfico e devolvidos a natureza

Animais são da espécie de réptil mais comercializada ilegalmente no Brasil e, por isso, foram identificados com chips antes da devolução

compartilhar

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou uma ação conjunta com os governos estaduais de São Paulo e Pernambuco, além da prefeitura da capital paulista, e devolveu mais de 130 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria), vítimas de comércio ilegal, ao habitat natural.

Os animais foram recolhidos e tratados no Cetras-SP (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo), da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e, por não serem naturais da região, receberam transporte adequado para o Recife, com apoio da PRF e CeMaCAS (Conservação de Animais Silvestres da Prefeitura de São Paulo).

- Publicidade -
- Publicidade -

O processo de soltura começou no domingo (17); confira.

LEIA MAIS

Mortalidade por dengue é maior entre crianças de até cinco anos

- Publicidade -
- Publicidade -

Cowboy Carter: Beyoncé divulga capa de novo álbum

- Publicidade -

Retorno

Os jabutis-piranga resgatados foram levados em caixas, com boa ventilação e alimento, para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Tangará onde ficaram antes de serem devolvidos à natureza.

A bióloga e diretora do Cetras-SP, Sayuri Fitorra, explicou que as repatriações envolvem um esforço entre os estados. “É uma viagem longa, mas a espécie é muito resistente. São muitos indivíduos, a maioria adultos e grandes, por isso optamos pelo transporte terrestre”, afirma.

O longo processo que antecede a reintegração do animal ao habitat acontece pela reabilitação e identificação realizada pelo Cetras-SP. No caso dos répteis, como jabutis, são aplicados micro ou nano chips para cadastrar os animais em um banco de dados com informações sobre a saúde de cada um, como uma espécie de “RG” dos animais.

- Publicidade -

A sequência numérica gerada possibilita

  • Controlar a entrada e saída dos animais no plantel do Centro
  • Rastrear exames realizados
  • Emitir licenças de transportes

Histórico

A espécie de réptil é a mais comercializada ilegalmente no Brasil, mais especificamente, os jabutis-piranga são a espécie alvo do tráfico.

Desde o ano passado, 282 jabutis foram repatriados ao Espírito Santo “O jabuti é uma espécie que não ocorre naturalmente aqui no estado de São Paulo. Por isso realizamos a repatriação para outros estados. Encaminhamos para diferentes áreas tentando distribuir os indivíduos”, ressalta Sayuri.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Daniel Alves sairá da prisão?

- Publicidade -
Janaína Boaventura
Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

Leia mais

Transmissão traz detalhes de Resident Evil Requiem

Resident Evil Showcase mostrou novidades, que incluem gameplay inédito, colaborações com as marcas icônicas Porsche e Hamilton, e mais

Confira 5 atrações imperdíveis do evento EP Games

Maior experiência gamer do Interior Paulista acontece em Campinas, até domingo, com jogos, concursos, campeonatos e diversas atividades

BBB 26: Qual o estado de saúde de Henri Castelli?

Brother deixou a casa mais vigiada do Brasil por questões de saúde; veja como está Henri Castelli após a saída do BBB 26

- Publicidade -

- Publicidade -