20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Mais de 130 jabutis são resgatados do tráfico e devolvidos a natureza

Animais são da espécie de réptil mais comercializada ilegalmente no Brasil e, por isso, foram identificados com chips antes da devolução

jabutis sendo colocados na caixa de transporte
Ação conjunta transportou os animas de São Paulo para Recife (Foto: Semil)

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou uma ação conjunta com os governos estaduais de São Paulo e Pernambuco, além da prefeitura da capital paulista, e devolveu mais de 130 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria), vítimas de comércio ilegal, ao habitat natural.

Os animais foram recolhidos e tratados no Cetras-SP (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo), da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e, por não serem naturais da região, receberam transporte adequado para o Recife, com apoio da PRF e CeMaCAS (Conservação de Animais Silvestres da Prefeitura de São Paulo).

O processo de soltura começou no domingo (17); confira.

LEIA MAIS

Mortalidade por dengue é maior entre crianças de até cinco anos

Cowboy Carter: Beyoncé divulga capa de novo álbum

- Publicidade -

Retorno

Os jabutis-piranga resgatados foram levados em caixas, com boa ventilação e alimento, para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Tangará onde ficaram antes de serem devolvidos à natureza.

A bióloga e diretora do Cetras-SP, Sayuri Fitorra, explicou que as repatriações envolvem um esforço entre os estados. “É uma viagem longa, mas a espécie é muito resistente. São muitos indivíduos, a maioria adultos e grandes, por isso optamos pelo transporte terrestre”, afirma.

O longo processo que antecede a reintegração do animal ao habitat acontece pela reabilitação e identificação realizada pelo Cetras-SP. No caso dos répteis, como jabutis, são aplicados micro ou nano chips para cadastrar os animais em um banco de dados com informações sobre a saúde de cada um, como uma espécie de “RG” dos animais.

A sequência numérica gerada possibilita

- Publicidade -
  • Controlar a entrada e saída dos animais no plantel do Centro
  • Rastrear exames realizados
  • Emitir licenças de transportes

Histórico

A espécie de réptil é a mais comercializada ilegalmente no Brasil, mais especificamente, os jabutis-piranga são a espécie alvo do tráfico.

Desde o ano passado, 282 jabutis foram repatriados ao Espírito Santo “O jabuti é uma espécie que não ocorre naturalmente aqui no estado de São Paulo. Por isso realizamos a repatriação para outros estados. Encaminhamos para diferentes áreas tentando distribuir os indivíduos”, ressalta Sayuri.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Daniel Alves sairá da prisão?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress