Um protesto, realizado por grupos indígenas, fechou a Rodovia dos Bandeirantes, impossibilitando o fluxo de veículos em um trecho na manhã desta terça-feira (30). O bloqueio foi desfeito um pouco antes das 9h, após intervenção de policiais e uso de bombas de efeito moral e jatos dágua.
A manifestação começou por volta das 5h50 e a pista foi liberada após um caminhão da Tropa de Choque e oito viaturas da Polícia Militar serem acionados e entrarem em confronto com os manifestantes. O protesto gerou mais de 6km de congestionamento.
Os indígenas protestam contra o PL 490, projeto de lei que define a adoção do chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas no País. A votação pode ser feita hoje (30) na Câmara dos Deputados e define que apenas as populações que comprovarem a ocupação de territórios até outubro de 1988, pode reivindicar a demarcação de terras.
LEIA TAMBÉM
Lula se reúne com Nicolás Maduro e presidentes sul-americanos em Brasília
Eduardo Cunha: STF anula condenação em processo da Lava Jato
Os indígenas são contra o PL por considerar a medida como perigosa por permitir atividades comerciais em suas terras, restringir a demarcação de terras e flexibilizar o possível contato de não-indígenas com povos isolados provocando a disseminação de doenças nas comunidades.
Durante a ação da Tropa de Choque, os indígenas confrontaram os policiais rapidamente, mas a rodovia acabou sendo liberada cerca de 15 minutos depois.
LEIA MAIS
Terapia revolucionária, pelo SUS, leva à retenção completa de câncer em paciente