11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Morcego-cabeça-de-martelo: entenda aparência do animal

Machos da espécie de morcego se caracterizam pela cabeça grande e retangular, com traços diferentes das fêmeas

O morcego-cabeça-de-martelo é uma das espécies do animal que tem uma aparência bem peculiar. Os machos costumam apresentar uma cabeça grande e retangular, com uma protuberância na área ao redor das narinas. A laringe e cavidades da face também são bem aumentadas, além dos lábios proeminentes e com apêndices, bolsas nas bochechas e tufos de pelos brancos atrás das orelhas.

Essa aparência diferenciada do animal é decorrente de adaptações sexuais, conforme explicou o especialista em morcegos Roberto Leonan Novaes, pesquisador na Fiocruz Mata Atlântica, ao programa Terra da Gente.

“A forma da face é decorrente de uma anatomia própria para emitir sons extremamente altos, com diferentes frequências e entonações, para poder atrair as fêmeas durante as performances reprodutivas, que são muito características nessa espécie”, disse. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Vídeo de ciclofaixa no meio de estrada viraliza na internet 

Dona de geladeira de R$ 35 mil mostra situação do eletrodoméstico; assista

 

- Publicidade -

O sistema de acasalamento, conhecido como lek, é o momento em que acontecem essas performances, mas não é algo exclusivo do morcego-cabeça-de-martelo. O especialista explica que esse comportamento se caracteriza pela concentração de machos em um local específico para poder atrair as fêmeas, em que é possível juntar centenas deles, que competem entre si para conquistar a atenção delas.

“Essa competição pode resultar em comportamentos agressivos entre os machos, que competem pelos melhores locais de destaque no lek. As fêmeas selecionam os machos a partir de sua performance e menos de 30% de todos os machos conseguem copular”, diz Novaes.

Já as fêmeas da espécie morcego-cabeça-de-martelo têm uma aparência com traços mais discretos, além de serem menores. Mas essa diferença em relação aos machos não é algo comum de ocorrer entre os morcegos.

O animal com aparência peculiar não vive no Brasil e nem tem qualquer parente próxmo, como disse o especialista. Eles são exclusivos do continente africano e podem ser encontrados em países como Guiné Equatorial, Sudão, Etiópia, Uganda, Quênia, Congo, Gabão e Angola. “De fato, é uma linhagem muito distinta dos morcegos brasileiros”, ressalta Novaes.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Lizzo se posiciona contra acusações: falsas e inacreditáveis

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress