O exercício de calistenia é caracterizado pelo treinamento feito apenas com o peso corporal, para trabalhar a força e a resistência muscular. Essa prática pode ser feita sem o uso de aparelhos de academia, em espaços ao ar livre, em praças, parques, no quintal de casa ou até mesmo dentro do quarto.
As técnicas da atividades são incorporadas de algumas modalidades esportivas, como crossfit, treinamento funcional e ginástica.
A calistenia pode ter exercícios que variam desde movimentos básicos, como flexão e prancha, até outros que exigem muita força e condicionamento, como alguns movimentos na argola e a bandeira humana. Ou seja, é uma prática bem democrática, que permite até que atividades mais complexas sejam adaptadas.
LEIA TAMBÉM
Quais são os distúrbios de saúde mental mais comuns?
Veja 5 dicas para reduzir os efeitos da baixa umidade
No entanto, apesar de não haver restrições, é importante que a prática seja sempre orientada por um instrutor capacitado, para garantir que os exercícios estão sendo realizados corretamente. Esse cuidado proporciona um menor risco de lesões, permitindo que seja possível alcançar uma maior quantidade de benefícios.
Confira os principais benefícios do exercício de calistenia:
– Proporciona maior flexibilidade e mobilidade articular;
– Aumento da resistência e força muscular;
– Maior consciência corporal;
– Aumento da massa muscular;
– Ativação do metabolismo;
– Aumento do gasto energético e diminuição do percentual de gordura;
– Desenvolvimento da coordenação motora;
– Melhor equilíbrio corporal.
LEIA MAIS