20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Como lavar o nariz do recém-nascido do jeito certo?

Limpeza deve ser feita desde o nascimento, como forma de melhorar sintomas respiratórios e até a qualidade do sono

A limpeza nasal do bebê com soro fisiológico deve ser feita desde o seu nascimento. Para o caso dos recém-nascidos, o ideal é lavar o nariz usando um conta-gotas e até no máximo 3 ml de soro em cada narina. Ele pode ser aplicado em temperatura ambiente ou um pouco amornado, mas, antes, teste na sua pele, já que a temperatura deve ser a mesma do corpo.

Ao inserir o soro na nariz, é necessário manter o bebê sempre mais elevado, para evitar possíveis engasgos, conforme explica Roberta Andrade, especialista em fisioterapia respiratória. “E não é para forçar de um lado, esperando que saia do outro, ok? É uma limpeza mais gentil”, afirma.

Já a partir dos 6 meses de idade, a limpeza pode ser feita com uma quantidade um pouco maior de soro, em uma seringa separada exclusivamente para este uso. Para realizar a lavagem, incline um pouco a cabeça do bebê para frente e insira o soro em uma narina de cada vez. O jato não precisa ser forte e rápido, mas deve ter uma pressão contínua. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Agosto Mês da Amamentação: 10 bons motivos para amamentar 

Neurodiversidade: 53% dos pais de crianças autistas sentem medo do preconceito

 

- Publicidade -

“Algumas crianças não devem ser submetidas a esta técnica, como as crianças com neuropatia, prematuros, e bebês que ainda não tenham tônus muscular eficiente (pois ele está relacionado a capacidade de “proteger” suas vias aéreas de um possível engasgo)”, ressalta Roberta.

Em relação à quantidade de vezes que se deve lavar o nariz, a especialista explica que, se a criança não tem catarro, uma vez ao dia já é o suficiente. Mas, se ela estiver congestionada, o procedimento pode ser realizado de duas a cinco vezes ao dia.

Veja quanto soro usar no conta-gotas ou na seringa, por idade:

– Até 1 mês: 1 ml
– De 2 a 6 meses: 5 ml
– De 6 meses a 1 ano: 5 a 10 ml
– A partir de 1 ano: 10 ml

Também é recomendado que a seringa seja lavada bem com água e sabão após cada uso, além de armazená-la em um lugar seco e sem umidade. Evite gavetas e armários fechados, uma dica é deixar em um copo ou potinho na pia, assim como as escovas de dente.
 

- Publicidade -

BENEFÍCIOS DE LAVAR O NARIZ DO BEBÊ

De acordo com Roberta Andrade, há alguns benefícios em lavar o nariz do bebê com soro fisiológico desde o seu nascimento. Confira quais são:

– Retira o excesso de muco nasal, responsável pelo gotejamento na garganta, que causa tosse noturna;
– Remove das vias aéreas mediadores inflamatórios e melhora em 64% os sintomas respiratórios, além de se mostrar efetiva na melhora dos quadros de rinite alérgica, gripes e resfriados;
– Retira partículas de poeira e ácaro, responsáveis por espirros frequentes;
– Pode ser capaz de retirar das vias aéreas vírus e bactérias antes que eles entrem em ação e infecte o bebê.
– A realização diária de lavagem nasal em pessoas não gripadas pode reduzir significativamente os episódios, sintomas e duração das infecções virais, e também mostrou redução no uso de antibióticos;
– A lavagem nasal diária apresentou melhora da qualidade do sono em 67% das crianças estudadas.

No começo, pode ser que a criança estranhe, por isso a especialista recomenda que o processo seja inserido na rotina diariamente, como escovar os dentes. Para as crianças maiores, uma forma de facilitar é usando brinquedos, como bonecas, para simular a lavagem, criando um momento descontraído. 

 

 

LEIA MAIS 

Vídeo de ciclofaixa no meio de estrada viraliza na internet

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress