16 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é rabdomiossarcoma?

Tumor cancerígeno maligno, rabdomiossarcoma levou à morte um menino de apenas 13 anos; conheça mais sobre esse câncer raro

menino que faleceu de rabdomiossacroma junto de sua mãe no hospital
Doença tem sintomas de condição alérgica (Foto: Reprodução/Instagram)

O menino Jake Swinscoe, de apenas 13 anos, morreu devido ao rabdomiossarcoma, um câncer no cérebro, cujos sintomas são confundidos com rinite alérgica. Os olhos lacrimejantes e o nariz entupido não pareciam tão graves, mas há uns meses o diagnóstico inesperado foi feito:

Jake foi diagnosticado com Rabdomiossarcoma Alveolar Positivo de Fusão Estágio 3, uma forma rara e agressiva de câncer infantil

mãe de Jake, Lynsey Swinscoe, no Instagram

Dessa forma, o estado do menino não permitia que houvesse uma remoção cirúrgica do tumor, já espalhado pelo corpo. Conheça mais dessa doença cujo caso chocou a internet:

O que é rabdomiossarcoma?

O rabdomiossarcoma é um tipo raro de câncer maligno que surge de células desenvolvidas nos músculos, sendo muito comum a infância, segundo o Hospital Pequeno Príncipe. Sendo assim, esta doença pode ser separada em dois tipos:

  • Embrionário – acomete bebês e crianças, com tendência a se desenvolver nas áreas da cabeça, do pescoço, da bexiga, da vagina, da próstata e dos testículos
  • Alveolar – frequente em crianças mais velhas e adolescentes, atinge a região do tórax, dos braços e das pernas

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que essa doença é correspondente a 4 e 5% dos tumores malignos na faixa-etária infantil, sendo que 25% dos casos evoluem para metástase, quando se espalha para o corpo.

LEIA MAIS

Quantos dias dura a pneumonia bacteriana?

Qual o risco de engravidar depois dos 40 anos?

- Publicidade -

Quais os sintomas de rabdomiossarcoma?

Além dos sinais de Jake, outros podem acender um alerta, como:

  • Alteração da voz
  • Coriza com muco e pus
  • Dores abdominais
  • Dificuldade para urinar e sangue a urina
  • Dores na vista
  • Nódulo duro

Vale lembrar que, apesar de esses serem os sintomas mais comentados e identificáveis, o diagnóstico só pode ser feito por um médico.

Rabdomiossarcoma tem tratamento?

O rabdomiossarcoma possui tratamento multidisciplinar, ele vai desde a quimioterapia até cirurgias. Além desses formatos, é possível que, em alguns casos, se faça uso da radioterapia.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress