Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas durante uma turbulência em um avião da companhia Air Europa, que saiu da Espanha e seguia para o Uruguai. A aeronave precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal.
Segundo o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) da capital do Rio Grande do Norte, mais de dez passageiros precisaram de atendimento hospitalar com fratura cervical, lesões na face e dores no tórax.
O que é turbulência em avião?
A turbulência é um movimento agitado e instável provocado pelo próprio ar. Fatores como a temperatura, a velocidade e a pressão podem interferir na estabilidade da aeronave. Veja as principais causas de turbulência:
- Nuvens de chuva
Uma das causas mais comuns de momentos turbulentos, já que, no interior delas, há uma variação grande de velocidade e pressão que criam redemoinhos, dificultando a estabilidade dos aviões. - Massas de ar quente
Com o sol aquecendo a superfície da Terra e o ar atmosférico, faz com que massas de ar se expandam, se movendo pra cima e criando uma espécie de “corrente”.
Se o ar estiver úmido, uma nova queda na temperatura pode criar uma condensação dessa umidade e formar nuvens.
Mas, nem sempre o ar tem partículas de água e quando isso acontece, ele sobe sem dar nenhum sinal visual, e pode pegar a tripulação de surpresa e provocando instabilidades mais incômodas.
- Outras aeronaves
Quando uma aeronave passa, ela muda a velocidade dos ventos, criando atrás de si a chamada “esteira de turbulência”, semelhante aos navios quando eles “riscam” as águas.
- Correntes de jato
São correntes de ar provocadas pela combinação da rotação da Terra e o aquecimento da atmosfera. São extremamente rápidas e “correm”, na maioria das vezes, de Leste para Oeste no Hemisfério Sul (o contrário vale para o Hemisfério Norte).
Essas correntes podem mudar de direção se houver uma alteração muito brusca de pressão. É nessa mudança que surgem as instabilidades
- Montanhas
Quando as cordilheiras são atingidas por uma corrente intensa de vento, o ar pode ser redirecionado para cima e causar tremores nas aeronaves. Construções muito altas, como prédios e torres, também podem ser capazes de causar esse efeito
LEIA MAIS
Inscrições do Fies para vagas remanescentes acabam nesta segunda
Rio Grande do Sul registra terremoto; confira
Turbulência derruba avião?
Os aviões são seguros para enfrentar esse tipo de instabilidade. De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as aeronaves são construídas com materiais resistentes.
Além disso, todos profissionais envolvidos em um voo são treinados e trocam informações constantemente sobre os riscos do fenômeno, além dos radares meteorológicos que ajudam os pilotos a desviarem dessas zonas de instabilidade.
O que fazer durante uma instabilidade?
- Mantenha a calma
- Escolha o lugar certo
Opte por poltronas um pouco mais próximas do meio do avião, logo acima das asas. O eixo de gravidade vai fornecer maior estabilidade nessa região da aeronave e os solavancos vão ser menos intensos. - Cheque você mesmo
É possível verificar a previsão de possíveis turbulências no trajeto do seu voo, usando sites como o TurbulenceForecast. - Tente se distrair
- Respire fundo
- Use e confie no cinto
LEIA TAMBÉM