O vulcão Etna retomou as atividades de erupção nesta quinta (15), ocasionando até mesmo o fechamento do aeroporto de Catânia. Ao expelir seu magma, o vulcão levantou uma coluna de fumaça e sedimentos a cerca de 9.500 km acima do nível do mar, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.
Por ser considerado o vulcão mais ativo na Europa, o fenômeno, que já tirou muitas vidas em outras erupções, acende um alerta na região.
Onde fica o vulcão Etna?
O Etna fica na região oriental da Sicília, uma ilha na Itália. Com o retorno de sua atividade, o aeroporto de Catânia, província vizinha, foi fechado até que houvesse melhoras na condição de visibilidade.
Esse vulcão tem registro de erupções que datam de 425 a.C. e seu magma é encontrado a quase 30 km de profundidade. Além disso, o Etna compõe a lista dos vulcões mais altos do mundo, com 3.369 metros de altitude.
LEIA MAIS
Qual caneta usar no CNU? Enem dos concursos é neste domingo
Quem eram os netos de Arni Alberto Spiering?
Quantas pessoas morreram no vulcão Etna?
O vulcão Etna fez mais de 20 mil vítimas nas múltiplas erupções que realizou em 1669. Na ocasião, havia a possibilidade de que algumas pessoas saíssem da região, já que levou três dias para que ele começasse a expelir fumaça tóxica. Cerca de 3 mil pessoas que residiam no sopé do Etna morreram por asfixia.
Até o momento, a atividade desta quinta não registrou vítimas ou feridos, nem mesmo comprometeu a estrutura das edificações. Ainda assim, há uma preocupação com a saúde pela inalação das cinzas vulcânicas expelidas.
LEIA TAMBÉM