20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

PF vai inserir fala de Bolsonaro em investigação

Ex-presidente admitiu conhecimento da minuta de decreto de estado de sítio durante discurso realizado em ato; entenda situação

bolsonaro, discurso, ato
Bolsonaro se manteve em silêncio durante depoimento na PF (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Durante o discurso de Jair Bolsonaro, no ato na Avenida Paulista, em São Paulo, que ocorreu no domingo (25), o ex-presidente deu declarações que serão avaliadas pela PF (Polícia Federal) no inquérito que investiga a participação dele em uma suposta tentativa de golpe de Estado, após as eleições de 2022.

Bolsonaro perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da disputa à Presidência da República e, junto com seus apoiadores, colocou em cheque o sistema eleitoral brasileiro. Tal postura acarretou nos protestos violentos do dia 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

LEIA MAIS

Qual a relação entre Bolsonaro e o julgamento do caso Madeleine?

Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

Declaração

Neste último domingo, o ex-presidente admitiu conhecer uma minuta que previa

- Publicidade -
  • Decretar estado de sítio
  • Prender parlamentares e ministros do STF

O documento seria a base a um possível golpe de Estado.

Bolsonaro afirmou que decretar estado de sítio faz parte da Constituição e que golpe de Estado se dá com tanque na rua. O discurso vai na contramão da postura que o ex-presidente teve durante depoimento prestado à PF na última quinta-feira (22), quando ficou calado com as perguntas dos investigadores sobre o assunto.

Minuta

A minuta que, supostamente, seria usada para o decreto de estado de sítio foi encontrada em uma operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres.

De acordo com o texto apreendido pela PF, o Poder Judiciário agiria para impedir a posse do presidente eleito democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a ocorrência de novas eleições. Esta minuta teria sido citada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência da República, em delações.

- Publicidade -

Jair Bolsonaro é investigado pela PF e pelo STF sobre o ataque à sede dos Três Poderes em Brasília ocorrido em 8 de janeiro de 2023. O discurso de domingo se junta a outros materiais, como vídeos de reuniões, na investigação.

*Com informações de Agência Brasil

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Onde vai ter ciclone em São Paulo?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress