20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Qual a relação entre Bolsonaro e o julgamento do caso Madeleine?

Justiça da Alemanha adiou a sessão que julgaria o principal suspeito do desaparecimento da menina britânica em Portugal

Juíza do caso Madeleine pediu a morte de Bolsonaro nas redes sociai (Fotos: Reprodução/Netflix e Agência Brasil)

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está envolvido indiretamente no adiamento do julgamento de um homem acusado de vários crimes, incluindo o desaparecimento de Madeleine McCann. A menina britânica desapareceu em Portugal, em 2007. A sessão para julgar o suspeito começou nesta sexta-feira (16), na Alemanha, mas a Justiça adiou o julgamento para a próxima semana por objeções da defesa sobre a imparcialidade da audiência.

O advogado Friedrich Fülscher levantou dúvidas sobre objetividade de uma juíza assessora, não profissional, psicoterapeuta infantil e que defende os interesses das crianças. Segundo a defesa, sua profissão colocaria em dúvida a sua imparcialidade.

LEIA MAIS

Quem foi o opositor de Putin encontrado morto na prisão?

Onde vai ter ciclone em São Paulo?

Qual a relação entre Bolsonaro e o julgamento do caso Madeleine?

Ainda segundo a defesa, outro fato que coloca em cheque a objetividade da juíza assistente são publicações que ela fez no X (antigo Twitter), pedindo o assassinato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os promotores se juntaram à objeção.

- Publicidade -

Quem é o suspeito do desaparecimento de Madeleine McCan?

O acusado é Christian Brückner, um alemão de 47 anos, que enfrenta cinco acusações de abuso de crianças no julgamento realizado no tribunal distrital de Braunschweig, no norte da Alemanha. O suspeito não foi acusado no caso Madeleine McCann, no qual está sendo investigado por suspeita de homicídio.

O processo suscita expectativas, já que o acusado não comparece a uma audiência pública desde que foi indicado em junho de 2020 como principal suspeito pelo “caso Maddie”. Isso representou um ponto de virada na investigação internacional com várias reviravoltas, pistas e hipóteses falsas.

Maddie desapareceu em 2007, pouco antes de completar quatro anos, na Praia da Luz, turística localidade do Algarve, extremo-sul de Portugal. Brückner não foi formalmente acusado do desaparecimento da menina, mas foi a investigação do caso que o levou ao julgamento por crimes sexuais, disse Christian Wolters, porta-voz da promotoria de Brunswick.

Brückner passou muitos anos em Portugal, incluindo o centro turístico de Praia da Luz, mais ou menos na época do desaparecimento de Madeleine em 2007. Ele negou qualquer envolvimento no desaparecimento.

- Publicidade -

Entre as provas que a acusação apresentará estão depoimentos de testemunhas e cadernos apreendidos na casa do suspeito, disse Christian Wolters. Essas notas manuscritas e esboços dão uma ideia das “fantasias sexuais” do acusado, disse ele.

A polícia portuguesa realizou buscas em maio de 2023 perto de um reservatório de água no sul do país, um local que Brückner “tinha conexão”. Novos “elementos” foram encontrados, disse a promotoria de Brunswick, embora “ainda seja muito cedo” para determinar se estão ligados ao desaparecimento da menina. Os promotores alemães afirmam ter “provas concretas” da morte de Madeleine.

*Com informações da Agência Estado

LEIA TAMBÉM

PGR é favorável à quebra de sigilos de Janones

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress