Na hora de guardar as compras do supermercado, é comum surgir aquela dúvida se determinado produto precisa ir na geladeira ou não. Alguns deles permitem diferentes tipos de armazenamento, já outros tem um modo mais apropriado para que não estrague. Em um tweet recente, a marca Heinz levantou um debate sobre esse assunto em relação ao ketchup, seu principal produto.
Na publicação, ela dizia: “Para esclarecer: o ketchup deve ser guardado na geladeira”. Além disso, o perfil fez uma enquete para saber como as pessoas costumam armazenar esse condimento em casa. O questionário já possui mais de 13 mil votos, em que 63,2% das pessoas que responderam preferem guardar o ketchup na geladeira, já 36,8% escolhe o armário.
LEIA TAMBÉM
Reconstrução da Ucrânia pode chegar a US$ 1 trilhão
Trabalho por aplicativo vai ser regulamentado? Governo Lula deve apresentar projeto
Apesar do esclarecimento, a Heinz costuma indicar nos rótulos dos seus produtos que o ketchup precisa ser refrigerado depois de aberto. Ou seja, antes de abrir, não há necessidade de mantê-lo dentro da geladeira, já que nas prateleiras dos supermercados ele também costuma estar em temperatura ambiente.
Mesmo a recomendação comum ser que o ketchup precisa ficar na geladeira, este produto não corre o risco de estragar quando deixado sem refrigeração, como acontece com a maionese, por exemplo. Por possuir um certo grau de acidez, açúcar e sal, o ketchup pode ficar em temperatura ambiente por um tempo determinado. Mas, neste caso, é importante saber que a cor e o sabor do produto podem sofrer alterações.
A própria Heinz já havia apontado essa possibilidade em 2017, também em uma publicação no Twitter. De acordo com a fabricante, o ketchup pode ser mantido em temperatura ambiente, mas mantê-lo na geladeira depois de aberto preserva a qualidade do produto. Nas lanchonetes, é comum vermos esse condimento sem refrigeração, só é preciso que ele fique em local arejado e sem incidência do sol.
LEIA MAIS