15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que Arthur do Val foi cassado?

Ex-deputado estadual Arthur do Val deve pagar indenização a homem e mulher que participaram de quadro de "pegadinhas"

Ex-deputado estadual Arthur do Val deve pagar indenização a homem e mulher que participaram de quadro de "pegadinhas". (Foto: Reprodução/Alesp)

Nesta sexta-feira (30), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu manter a condenação do ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei. Com a decisão, ele deverá pagar R$ 60 mil de indenização por danos morais a um homem e uma mulher que participaram de um quadro de “pegadinhas” em seu canal do YouTube.

Por que Arthur do Val foi cassado? 

Em 2022, Arthur do Val teve a cassação aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) por quebra de decoro parlamentar. 

Na época, o então deputado tinha ido à fronteira entre Eslováquia e a Ucrânia, país em guerra, para, de acordo com ele, ajudar os ucranianos contra a Rússia. Entretanto, em áudios enviados a amigos, Arthur do Val elogiava a beleza das refugiadas ucranianas e afirmava que as mulheres de lá são “fáceis” porque são pobres.

LEIA TAMBÉM

Por que o Brasil terá clima desértico em setembro?

De quanto será o reajuste do salário mínimo?

- Publicidade -

Pegadinha 

O homem e a mulher que moveram a ação contra Arthus alegaram que foram enganados e ridicularizados pelo ex-deputado. Na ocasião da “pegadinha”, eles participavam de uma manifestação de 1º de maio em 2021. Por sua vez, Do Val recorreu ao STF argumentando que ele estava exercendo sua liberdade de expressão e que as vítimas participaram do vídeo espontaneamente.

Porém, a ministra Cármen Lúcia considerou, em concordância com o TJ-S (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) que Arthur pretendia disseminar informações editadas que ofendiam direitos de personalidade. 

“Essa garantia constitucional [liberdade de expressão] não pode ser alegada para desvirtuar fatos e opiniões, alimentar o ódio e a intolerância e promover desinformação”, declarou a ministra. 

- Publicidade -

LEIA MAIS

X está fora do ar? Veja o que aconteceu com antigo Twitter

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress