12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que o peixe-remo é indicador de terremotos?

Aparição do peixe-remo no Vietnã desencadeou medo de terremoto na população local; saiba por que

Aparição do peixe-remo no Vietnã desencadeou medo de terremoto na população local. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A aparição de um peixe-remo na costa do Vietnã, perto da cidade de Hue, tem gerado preocupação entre os moradores. Isso porque, de acordo com a lenda local, o surgimento da espécie estaria associado a desastres naturais como terremotos e tsunamis. Parecido com “serpentes marinhas”, o peixe pode chegar a 200 kg. 

“Uma das lendas mais conhecidas é que o avistamento de um peixe-remo é presságio de desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis”, disse um morador local ao Daily Mirror.

Por que o peixe-remo é indicador de terremotos?

Segundo a lenda, o peixe-remo prevê terremotos porque só busca a superfície quando se assusta com tremores no fundo do mar e, por isso, ele teria a capacidade de antecipar desastres naturais. Entretanto, estudos científicos, afirmam que não existe nenhuma relação comprovada entre os dois eventos. 

LEIA TAMBÉM

Por que a Coreia do Norte está enviando balões à Coreia do Sul?

Quando é a prova OBMEP 2024?

- Publicidade -

Onde é encontrado?

Os peixes-remo vivem nas profundezas do oceano, habitando áreas que têm de 200 a 1.000 metros de profundidade. Por isso, as aparições dessa espécie são raras. Porém, eles podem ser vistos em praias após tempestades ou quando sofrem ferimentos graves.

Além disso, por causa da capacidade de adaptação a diferentes temperaturas, os peixes-remo estão presentes na maior parte dos oceanos do mundo, com exceção dos pólos.

O indivíduo da espécie encontrado em Hue tinha aproximadamente 3 metros de comprimento e, segundo o Daily, foi comido pelos moradores.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Qual era a seita de Djidja Cardoso?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress