15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que a Coreia do Norte está enviando balões à Coreia do Sul?

Trocas de balões entre as Coreias do Norte e do Sul resultaram no fim de um acordo militar entre os dois países; entenda

Trocas de balões entre as Coreias do Norte e do Sul resultaram no fim de um acordo militar entre os dois países. (Foto: Reprodução: Ministério da Defesa da Coreia do Sul)

Nos últimos dias, a Coreia do Norte já enviou cerca de 1000 balões cheios de lixo para a Coreia do Sul. De acordo com Seul, desde sábado (1º), chegaram ao país pelo menos 720 sacos com baterias usadas, fezes e pontas de cigarros. As autoridades sul-coreanas classificaram a ação como “baixa” e afirmaram que o governo tomaria medidas se o vizinho não parasse com as “provocações irracionais”.

Ainda no sábado, Seul disse em uma mensagem a repórteres que a Coreia do Norte está “mais uma vez enviando balões que transportam destroços em direção ao Sul” e aconselhou os cidadãos a não tocarem nos balões caso os vissem.

Por que a Coreia do Norte está enviando balões de lixo ao Sul?

Na semana passada, a Coreia do Norte afirmou que os sacos com lixo são “presentes sinceros” em retaliação aos balões que o Sul costuma enviar com propagandas contra Kim Jong Un, o líder norte-coreano. Geralmente, esses balões são lançados por ativistas sul-coreanos.

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu com Luan Santana?

Quantos graus faz na Índia no Verão? País enfrenta calor extremo

- Publicidade -

Ontem à noite (2), Pyongyang afirmou que vai parar de mandar balões com lixo, depois que Seul ameaçou o país com a transmissão de k-pop na fronteira. Entretanto, nesta segunda-feira (3), a Coreia do Sul afirmou que pretende suspender um acordo militar assinado com o Norte, em 2018.

O gabinete presidencial sul-coreano considerou as ações do Norte uma provocação e rejeitou as alegações de que os envios teriam sido apenas um “incômodo”. Com isso, o Conselho de Segurança Nacional anunciou que vai apresentar amanhã (4) um plano a fim de suspender a totalidade do acordo militar.

De acordo com o comunicado do Conselho, com o fim do acordo entre as Coreias, Seul poderá voltar a conduzir treinos próximos à fronteira militar, além de tomar “medidas suficientes e imediatas” em resposta à provocação do Norte.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Parada do Orgulho LGBT+ leva verde e amarelo à Av. Paulista

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress