11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Pouso Alegre é único time do Sul de Minas na disputa do Brasileiro

A Caldense desistiu de disputar a Série D e o Boa Esporte não está disputando nenhuma divisão do Brasieliero

O Pouso Alegre será o único time do Sul de Minas a disputar uma divisão do Campeonato Brasileiro em 2023. Ele está na Série C e vai disputar pela primeira vez a terceira divisão.

Em 2022, o Dragão disputou uma edição do Brasileiro pela primeira vez, na Série D. O Pousão chegou ao final da competição, ficou com o vice e conquistou o acesso para a Série C do Brasileiro.

O time de Pouso Alegre também está na disputa do Campeonato Mineiro e luta para chegar de forma inédita à semifinal do estadual.

LEIA TAMBÉM
Caldense desiste da Série D do Brasileiro por falta de verba
Técnico fez pedido especial à Caldense alcançar a 1ª vitória

CALDENSE ABRE MÃO DE DISPUTAR A SÉRIE D DO BRASILEIRO
A Caldense disputaria a Série D, porém, nesta terça-feira (14), emitiu nota comunicando que desistiria da vaga por falta de recursos financeiros para a montagem de uma equipe competitiva para a disputa do torneio nacional.

Em 2022, o time de Poços de Caldas terminou a Série D entre as quatro piores campanhas, com apenas uma vitória nos 14 jogos disputados.

A vaga para a Série D foi conquistada após a campanha que levou o time às semifinais do Mineiro em 2022. Na oportunidade, o clube também garantiu participação na Copa do Brasil.

Agora, com a desistência, o calendário de 2023 da Caldense se resume ao Mineiro, que já está em disputa, e à Copa do Brasil, torneio em que a Veterana enfrentará o Ceará no dia 1º de março.

- Publicidade -

A Caldense não tem vaga garantida para a Série D em 2024. Para se classificar, precisa terminar o estadual deste ano entre as melhores campanhas, porém, atualmente o clube está entre os três times com as piores campanhas, o que não daria a vaga para a quarta divisão nacional.

BOA ESPORTE FORA DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS
Uma outra equipe da região que também está fora das divisões do Brasileiro é o Boa Esporte, de Varginha (MG). Desde 2021, a Coruja não participa de torneios nacionais.

O Boa foi o time da região que chegou mais perto de um acesso à Série A do Brasileiro. Na Série B de 2014, a Coruja precisava vencer o já rebaixado Icasa para chegar à elite nacional, mas, na última rodada, perdeu no Ceará e deu adeus à chance.

Depois disso, o time da terra do ET caiu para a Série C em 2015 e, um ano depois, foi campeão da terceira divisão, retornando à Série B. Após este período, vieram os rebaixamentos em sequência. Primeiro, o da Série B em 2018. Depois o da Série C em 2020. Em 2021, no Campeonato Mineiro e desclassificação à segunda fase da Série D.

- Publicidade -

Para voltar a uma divisão do Brasileiro, o time precisa conquistar o acesso do Módulo 2 à elite do Mineiro este ano para que, em 2024, tentar uma vaga na Série D via divisão principal do estadual. No melhor dos cenários, o Boa Esporte pode voltar à quarta divisão do Brasileiro em 2025.

LEIA MAIS
Caldense vence e Pousão empata pela quinta rodada do Mineiro

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress