8 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Putin avança sobre LGBTQIA+ na Rússia

Comunidade LGBTQIA+ tem um histórico de perseguição no governo russo de Vladimir Putin e lista de grupos considerados como ameaça aumenta

Movimento LGBTQIA+ tem sido ameaçado na Rússia
Movimento LGBTQIA+ tem sido ameaçado na Rússia (Foto: Reprodução/ Pixabay)

O recém-reeleito à presidência na Rússia, com 87% dos votos, Vladimir Putin deve ficar no poder até 2030. Entre as críticas do ocidente, o governo russo atualizou a polêmica lista de grupos considerados “ameaças” no país.

A listagem é feita pela agência do Serviço Federal de Monitoramento Financeiro do país, conhecido como Rosfinmonitoring. A agência tem o poder de congelar as contas bancárias das pessoas incluídas na lista e é também responsável pelo combate à lavagem de dinheiro.

LGBTQIA+ são terroristas na Rússia?

O “Movimento LGBTQIA+” foi incluído na lista de grupos considerados terroristas na Rússia. A inclusão do “Movimento LGBT e suas unidades estruturais” aconteceu nesta sexta-feira (22). A lista faz parte de uma classificação chamada de “extremistas e terroristas”. O grupo é controlado pela agência do Serviço Federal de Monitoramento Financeiro do país, conhecido como Rosfinmonitoring.

LEIA TAMBÉM
Mauro Cid está preso?
Sudeste tem alerta para temporais e deslizamentos até domingo

Em novembro, a Suprema Corte da Rússia decidiu que ativistas LGBT deveriam ser classificados como terroristas a partir de uma petição do Ministério da Justiça de Moscou.

A lista conta com 14 mil pessoas e entidades. Entre essas, há o grupo Al-Qaeda e a empresa Meta, dos Estados Unidos.

O primeiro caso da Suprema Corte, após a decisão, aconteceu no início desta semana com a prisão de dois funcionários de um bar gay. Segundo o tribunal, eles foram acusados de dirigir uma “organização extremista”.

LEIA MAIS
Projeção de inflação oficial em 2024 tem queda

- Publicidade -
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress