16 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Qual a origem do Dia da Mentira?

Brincadeira surgiu há mais de cinco séculos por causa do calendário e segue até hoje; saiba por quê o dia 1º de abril foi escolhido

boneco, Pinóquio, fundo branco
Trotes e pegadinhas marcam a data (Foto: Pexels)

A tradição de contar mentiras no dia 1º de abril é antiga. Ainda que a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido) defenda que as primeiras celebrações relacionadas à data não sejam totalmente reconhecidas, há uma versão da história que explica o costume de mentir e brincar no primeiro dia do mês. (leia mais abaixo)

LEIA MAIS

Brasileiros preferem desprezar data do golpe de 1964

Qual é a data de pagamento do Pé-de-Meia?

Qual a origem do Dia da Mentira?

O Dia da Mentira tem origem na Idade Média, se popularizando na França no século 16. Na época, o calendário era diferente do atual e o ano começava em 1º de abril, mas em 1564, o rei Carlos IX, decidiu adotar o formato moderno.

A população não se adaptou de imediato às mudanças, alguns resistentes seguiam entendendo a Páscoa como marco da chegada de ano. Então, como forma de pregar peça nos “tolos de abril”, as pessoas convidavam aqueles que não aceitavam o calendário moderno para festas de ano novo falsas, além de enviar presentes e cartões de comemoração.

- Publicidade -

Desde então, essa prática de contar “mentiras” na data foi se popularizando em todo o mundo.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

5 mentiras financeiras para você eliminar da sua vida

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress