Se você está ansioso pela chegada do clima mais ameno em São Paulo, saiba que a onda de calor que assola o país está prestes a diminuir. As temperaturas mínimas podem cair abaixo de 10°C em algumas áreas do estado. Confira abaixo quando o frio chega no estado:
Quando o frio chega a São Paulo?
De acordo com o Meteored, a partir da próxima quarta-feira, dia 15, uma massa de ar frio afetará partes do estado, especialmente o litoral sul, Vale do Paraíba e região metropolitana da capital. Na madrugada de quinta-feira, dia 16, as temperaturas mínimas podem atingir menos de 10°C em algumas áreas isoladas do Sudeste.
No entanto, a diminuição do calor será mais evidente na capital paulista. Nas outras regiões, as temperaturas máximas devem permanecer acima da média para o mês de maio.
LEIA TAMBÉM
Alexandre Nardoni deixa presídio e volta à liberdade
Quem não tem biometria pode votar em 2024?
Quando termina a onda de calor?
Segundo o Inmet, a onda de calor pode persistir até o dia 15 de maio. Isso significa que o oeste de São Paulo continuará experimentando temperaturas cerca de 5°C acima da média para o período.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) relata que a média máxima para maio é de 23,4°C. Entretanto, a previsão do Inmet indica que as temperaturas na primeira metade do mês podem chegar a 33°C na capital, 10°C acima da média.
De acordo com Cléber Souza, meteorologista do Inmet, o Outono é caracterizado pela diminuição das chuvas e pelo fortalecimento das massas de ar continentais, que impedem a entrada das massas de ar frio do sul.
“Isso é climatologicamente normal. Possivelmente, o calor vai até o dia 15 de maio. Se não chegar nenhuma frente fria para quebrar o bloqueio, a massa de ar quente e seco vai ficar predominando. Se vier uma frente fria forte, acompanhada de uma massa de ar polar, ela pode avançar e trazer até frio”, explicou Souza.
LEIA MAIS