Poços de Caldas recebeu neste domingo (22) o Campeonato Sul-Americano de Cross Country. Os brasileiros Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta-SP) e Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) foram os campeões na etapa nas categorias Masculina e Feminina, respectivamente, e garantiram vaga no Campeonato Mundial de Bathurst, que acontece na Austrália no dia 18 de fevereiro.
Fábio foi campeão da prova dos 10 km adulto da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada no dia 11 de dezembro de 2022, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. O corredor de 23 anos foi o brasileiro mais bem colocado na Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo com a quarta colocação e na Corrida de Reis, dia 15 de janeiro, entre Várzea Grande e Cuiabá (MT), que ficou com o bronze.
Na disputa deste domingo, completou o percurso em 33: 42 segundos. O segundo lugar ficou com o chileno Diego Uribe, 34:05, seguido do colombiano Franklin Reney Tellez Rodriguez , com tempo de 34:12.
Entre as mulheres, Maria Lucineida completou a prova em 39:30. A colombiana Laura Gerardin Cusaria levou a medalha de prata, com 40:05, seguida de Jéssica Ladeira Soares (FECAM/ASSERCAM-PR), com 40:09. Com o título, a paraibana de 21 anos conquistou o bicampeonato sul-americano, pois foi campeã em 2022 em Serra (ES).
LEIA TAMBÉM
Poços de Caldas recebe etapa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country neste domingo]
Times do Sul de Minas não vencem primeira rodada do Mineiro
O evento organizado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), contou com competidores da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela, além do Brasil. A seleção brasileira convocou 37 atletas com equipe completa para as provas nas categorias de Adultos, Sub-20 e Sub-18. A competição era qualificatória para o Campeonato Mundial de Bathurst, que será realizado na Austrália no dia 18 de fevereiro.
Sobre o esporte
O Cross country é uma das mais tradicionais corridas do atletismo. Na corrida ao ar livre conta com vários obstáculos naturais tais como subidas com diferentes inclinações, descidas, troncos de árvores, pequenos riachos, grama e terra batida. Os atletas precisam vencer distâncias normalmente longas. Os registros das primeiras competições, entre estudantes da Inglaterra, remontam ao começo do Século 19.
LEIA MAIS
Confira: Novo presidente do Pouso Alegre fala dos seus projetos