Nesta quinta-feira (17), militares israelenses encontraram, durante operação de rotina na Faixa de Gaza, o corpo de Yahya Sinwar. Pela manhã, a suspeita foi notificada e Israel passou a investigar se a pessoa era realmente ele. A confirmação veio no início da tarde.
Desde os ataques do Hama, não se via Yahya, por isso acreditava-se que ela estava escondido nas redes de túneis embaixo de Gaza. Saiba mais sobre ele:
Quem era Yahya Sinwar?
Yahya Sinwar era considerado o líder máximo do Hamas, apontado como mentor do 7 de outubro de 2023, que ficou conhecido como “sábado trágico” devido aos mais de 1,2 mil israelenses mortos. Há cerca de dois meses, o grupo terrorista que era simpatizante da nova gestão já chamava de “era de Yahya Sinwar”.
Desde que assumiu o comando, ele estava sumido, mas isso não surpreendia já que Sinwar vivia com o povo palestino em Gaza por ser “mais firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conforme pontuou um simpatize a uma rádio internacional francesa.
LEIA MAIS
Governo Lula não vai adotar horário de verão em 2024
Fim trágico
As FDI (Forças de Defesa de Israel) assumiram ter matado o líder terrorista durante uma ofensiva que bombardeou Rafah, no sul de Gaza, nesta quinta.
O líder do Hamas tinha 61 anos e se comunicava com fluência em hebraico, habilidade adquirida no tempo em que ficou preso, cerca de 23 anos, focado em estudar o inimigo.
LEIA TAMBÉM