2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem são os donos da Braskem? Empresa é responsável por minas de sal-gema em Maceió

Com unidades em diversas partes do mundo, Braskem iniciou atividades de mineração sob a superfície de Maceió (AL), nos anos 1970

Atualmente, a Braskem tem 278 milhões de ações, entre ordinárias e preferenciais. Ligada à antiga Odebrecht, a NSP Investimentos é dona de 38% das ações, enquanto a Petrobras detém 36%. Outros investidores somam juntos 16% e o Norges Bank possui 2%. Além disso, as Adrs, certificados de uma empresa no exterior, equivalem a 7% das ações da companhia. 

Com unidades no Brasil, México, Estados Unidos e Alemanha, a Braskem iniciou atividades de mineração sob a superfície de Maceió (AL) nos anos 1970. No local, a companhia passou a extrair sal-gema, um tipo de cloreto de sódio muito usado na produção de soda cáustica e policloreto de vinila.  

 

LEIA TAMBÉM 

Sabesp: saiba como é o processo de privatização 

Sal-gema: saiba o que é o produto minerado pela Braskem em Maceió
 

O sistema de exploração usado pela empresa consistia na escavação de poços, por onde a água era injetada para a camada de sal, gerando salmouras. Quando o sal-gema era retirado das minas para a superfície, os poços cavados eram preenchidos com material líquido para estabilizar o solo. 

- Publicidade -

Porém, parte das minas da Braskem em Maceió acabou sofrendo com o vazamento do líquido estabilizante ao longo dos últimos 40 anos de exploração, o que resultou em uma instabilidade do solo e gerou buracos no solo da cidade. 

ESTADO DE EMERGÊNCIA
Agora, a capital está em situação de emergência por um período de 180 dias por causa do risco de afundamento do solo em diversos bairros. A região já foi desocupada e a circulação de embarcações está limitada à região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital. (Leia a matéria completa) 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Ministério afirma que situação de mina em Maceió está estabilizada

- Publicidade -
plugins premium WordPress