No dia 29 de março de 2008, o caso da menina que foi jogada da janela chocou o país. Isabella Nardoni tinha 5 anos de idade quando foi arremessada de um apartamento, na capital paulista, pelo pai, Alexandre Nardoni, e pela madrasta, Anna Carolina Jatobá.
A investigação concluiu que não teria sido uma queda acidental e, sim, um homicídio, em que a criança foi agredida, e, parecendo já morta, jogada da janela. O casal Nardoni foi condenado pelo crime em 2010, mas sempre negou a acusação.
Alexandre Nardoni recebeu uma pena de mais de 30 anos de cadeia e a cumpre desde 2008 na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como P2 de Tremembé. Atualmente, ele está em regime semiaberto, concedido em 2019.
LEIA TAMBÉM
Galinha dos ovos pretos: conheça espécie rara da ave
TSE publica decisão que condenou Jair Bolsonaro a inelegibilidade
Essa modalidade permite saídas temporárias, benefício usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. Na penitenciária, Alexandre também se dedica a trabalhos e estudos, com objetivo de reduzir dias da pena.
Já Anna Carolina Jatobá foi condenada a mais de 26 anos de prisão e cumpre a pena também em Tremembé, na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1 feminina. O local também abrigou outras presas de casos de grande repercussão, como Suzane Richthofen e Elize Matsunaga.
O regime semiaberto foi concedido para Anna Carolina em 2017. Durante os testes para a progressão do regime, ela afirmou ser inocente e disse desejar que a verdade sobre o caso apareça.
Além disso, Jatobá planeja, quando conseguir liberdade definitiva, manter o relacionamento com Alexandre Nardoni, fazer um curso de moda e abrir um ateliê de costura.
DOCUMENTÁRIO DA NETFLIX
No dia 17 de agosto, a Netflix vai lançar o documentário “Isabella: O Caso Nardoni”, com direção de Micael Langer e Claudio Manoel, que também assinam o roteiro junto com Felipe Flexa. A produção analisou mais de seis mil páginas do processo do caso Nardoni, além de gravar 118 horas de entrevistas e reunir mais de 5 mil itens de arquivo fotográfico de origem da mídia ou do acervo da família.
LEIA MAIS
Aplicativo para crianças cria histórias com uso de inteligência artificial