19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Sindicatos rurais fazem protestos na França

Manifestantes prometem acentuar a pressão sobre o governo francês, que pretende dar uma resposta rápida aos agricultores

Manifestantes bloqueiam rodovias na França (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Os sindicatos rurais da França estão realizando protestos pelo país. Nesta segunda-feira (29), algumas estradas e avenidas que ligam o Sul francês a Paris foram bloqueadas. Os organizadores dos atos devem enviar, nos próximos dias, uma lista de 40 reivindicações às autoridades da França.

Antes de receber as “exigências” dos agricultores, o governo francês prometeu dar uma resposta rápida aos manifestantes, mas a Fnsea (Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores), principal sindicato do país, diz que vai acentuar os protestos para que a mensagem seja efetiva.

LEIA MAIS

Soja e açúcar garantem desempenho recorde do Porto de Santos

Agronegócio paulista exportou 9,3% a mais em 2023

Um documento com as três principais reivindicações do setor foi divulgado pela Fnsea:

- Publicidade -
  • Dignidade aos agricultores

De acordo com o texto, os agricultores se sentem abandonados pela falta de clareza sobre as políticas públicas do setor. A entidade argumenta que o plano do governo de aumentar a produção de biomassa não será possível com cortes de subsídio ao setor. O sindicato também alega que há inconsistências nas regulamentações.

  • Remuneração

Outra reivindicação da Fnsea é que seja criado um plano de remuneração justa para a agropecuária, com o cumprimento da legislação de 2018, que definiu regras para as relações comerciais do setor agrícola e alimentar da França.

Outra reclamação do sindicato é com a alta inflação registrada no país, que recai sobre o preços dos alimentos.

  • Soberania alimentar

A Fnsea também reclama da medida proposta pelo governo francês de ter uma reserva legal de 4% da área da agricultura para a biodiversidade. A Federação pede que as exigências de adaptação ambiental sejam revistas.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Reveja as matérias do EP Agro

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress