22 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Tempestade solar vai desligar a internet hoje?

Maior tempestade solar em duas décadas pode acontecer nesta sexta-feira; saiba se o fenômeno vai desligar a internet

Maior tempestade solar em duas décadas pode acontecer nesta sexta-feira. (Foto: Reprodução/ Freepik)

O Centro de Previsão de Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu um alerta informando que a maior tempestade solar em duas décadas pode acontecer nesta sexta-feira (10). Há dois dias, um aglomerado de manchas solares têm produzido diversas erupções, o que poderá provocar interferências e interrupções em serviços elétricos e redes GPS. Com isso, algumas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de que a internet seja desligada pela tempestade solar. 

Tempestade solar vai desligar a internet hoje? 

A internet não deve ser desligada pela tempestade solar de hoje. Porém, o pesquisador Peter Becker, da Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos, afirmou que há 10% de probabilidade de que, na próxima década, “algo realmente grande aconteça e possa acabar com a internet”.

LEIA TAMBÉM

Quais cidades foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul?

Quando começaram as enchentes no Rio Grande do Sul?

“Há coisas que podem ser feitas para mitigar o problema, e o alerta é um deles. No longo prazo, estamos falando sobre um fortalecimento da internet, o que é um desafio econômico, e o projeto funcionaria como uma apólice de seguro. Você pode nunca precisar disso, e custaria trilhões para realmente fortalecer o sistema”, contou Becker ao jornal O Globo. 

- Publicidade -

Tempestades geomagnéticas acontecem quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra. Por sua vez, os eventos provocados pelas erupções na superfície do Sol permitem que partículas sejam projetadas em direção ao planeta, o que resulta em tempestades magnéticas responsáveis pelas auroras boreais. Entretanto, dependendo da intensidade, as telecomunicações podem ser interrompidas. 

LEIA MAIS

Vai fazer frio em maio?

- Publicidade -
Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress