12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Titanic: Qual é a profundidade em que o navio está?

Restos do naufrágio estão no oceano Atlântico; submarino que está desaparecido fazia passeio para conhecer os destroços do navio mais famoso do mundo

 

Restos do naufrágio estão no oceano Atlântico; submarino que está desaparecido fazia passeio para conhecer os destroços do navio mais famoso do mundo (Foto: Divulgação/Oceangate Expeditions)
Restos do naufrágio estão no oceano Atlântico; submarino que está desaparecido fazia passeio para conhecer os destroços do navio mais famoso do mundo (Foto: Divulgação/Oceangate Expeditions)

 

O Titanic, navio que naufragou em 1912 no oceano Atlântico Norte ainda está no fundo do mar. Os destroços estão a 3.800 metros no fundo do oceano.
Nesta segunda-feira (19), um submarino que fazia uma expedição até os restos do navio desapareceu. A empresa que oferece esse passeio é a OceanGate. Segundo o site oficial da empresa, a viagem custa aproximadamente US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) e o pacote inclui um mergulho de até oito horas pelos destroços da embarcação centenária. 

Onde se encontra o navio Titanic hoje? 

O navio mais famoso do mundo se encontra a quase 600 km da costa do Canadá em Newfoundland. Os destroços só foram encontrados em 1985. A colisão com o iceberg ocorreu no Oceano Atlântico a cerca de 740 quilômetros ao sul da província de Terra Nova e Labrador, uma ilha ao extremo leste do Canadá.  

Por que o Titanic não foi retirado do fundo do mar? 

Quando os restos do naufrágio foram encontrados, muito tempo já tinha se passado do acidente e, por isso, a estrutura já estava muito deteriorada. Além de que retirar os destroços, diante da profundidade que se encontra, exigiria uma força vinda de um suporte da superfície, algo impossível no meio do oceano. 100 anos depois de naufragado, os destroços do Titanic passaram a ser protegidos pela UNESCO, que mantém todo item com caráter histórico, arqueológico e cultural. Nenhuma expedição legal poderá ser feita até os destroços sem o consentimento da entidade, que não tem o menor interesse em retirar o colosso debaixo da água.  

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Titanic: submarino que levava turistas até escombros desaparece misteriosamente 

Titanic: descubra qual é a cena perturbadora cortada do filme

 

- Publicidade -

O que causou o afundamento do Titanic? 

Quatro dias depois da embarcação, em 14 de abril de 1912, o Titanic bateu em um iceberg, sem haver botes salva-vidas suficientes, mais de 1.500 pessoas morreram. O engenheiro naval Jordi Mas-Soler, professor da USP falou sobre o naufrágio do navio para o jornal Folha de São Paulo, e explicou como foi possível que o navio naufragasse. 

“Quando um navio é lançado ao mar, passa a ocupar o volume onde deveria haver água. Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso”, iniciou. 

“A fama de ser ‘inafundável’ se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos. Se a água inundasse um compartimento, não seria capaz de inundar o próximo, garantindo um empuxo suficiente para flutuação. Porém, o choque do Titanic com o iceberg foi tão grande que afetou diversos compartimentos, que rapidamente foram inundados. A parte dianteira do navio ficou levemente afundada e possibilitou que a água passasse pelos vãos existentes entre os tetos e as paredes que separavam os compartimentos. Assim, os compartimentos restantes foram inundados até provocar o naufrágio total”, finalizou o professor. 

 

LEIA MAIS 

Titanic: Quem são Jack e Cora de cena cortada do filme?

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress