31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Varginha faz coleta de dados sobre dengue na próxima semana

1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) 2023 visa gerar informações para combate ao mosquito

A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, anunciou o período em vai realizar a coleta de dados do 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) 2023. O LIRAa será realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde de Varginha na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, e visa obter dados para ações de combate à dengue.

Segundo a Prefeitura, o trabalho consiste em visitar os imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, de 20% dos quarteirões sorteados no programa do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Ufla: pesquisa inédita mostra potencial do trigo no Nordeste

Em Varginha, curso de costura industrial pode render emprego

Nos locais visitados pelos agentes de endemias será realizada vistoria, identificação de focos do mosquito causador da dengue, Aedes aegypti, além do tratamento e eliminação desses focos. Ainda, os agentes vão fazer o recolhimento de larvas encontradas e levá-las ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental de Varginha (MG).

Cabe também aos agentes, dentro do trabalho do LIRAa, preencher formulários detalhando o endereço do imóvel onde as larvas foram encontradas, qual o tipo de recipiente em que as larvas estavam, bem como a quantidade delas.

- Publicidade -

Após o lançamento desses dados no sistema do Ministério da Saúde, o município recebe a classificação como baixo, médio ou alto risco de epidemia de dengue. De acordo com informações da Prefeitura de Varginha, a cidade foi classificada como baixo risco no último levantamento realizado em outubro de 2022. Contudo, o LIRAa do ano passado registrou bairros com focos de dengue no município: Bom Pastor (dois focos), Jardim Andere (dois focos) e Parque Ileana (dois focos).

A Prefeitura de Varginha informou ainda que somente com os resultados do LIRAa em mãos é possível estabelecer o planejamento e ações para retomada dos Mutirões da Dengue neste ano. A administração municipal disse também que a prioridade será a atuação nos bairros com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti.

LEIA MAIS

Confira os 10 principais destinos turísticos do Sul de Minas

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress