2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Qual a diferença entre a onça-preta e a onça-parda?

Ambos animais estão entre os maiores felinos do Brasil e da América Latina

Também conhecida como suçuarana ou leão-baio, a onça parda é o segundo maior felino do Brasil. Na América, o carnívoro também ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas da Jaguatirica e da onça-pintada ou, como também é conhecida, a onça-preta! 

Isso mesmo! A onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie. Acontece que o animal de pelagem negra possui essa característica marcante graças a uma mutação genética, que o torna um felino melânico. 

Essa mutação eleva a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação preta, e, desta forma, o animal acaba apresentando uma cor predominantemente escura na superfície do corpo. 

Em comparação com a onça-parda, a principal diferença entre as espécies se deve a sua vocalização. Enquanto a onça-parda emite uma espécie de miado, a onça-preta apresenta um urro forte.  

 

VEJA TAMBÉM  

Esquilo finge própria morte com cabo de vassoura e viraliza; veja 

- Publicidade -

Vídeo flagra aranha-caranguejeira atacando ave; assista

ONDE ENCONTRAR ONÇA-PRETA NO BRASIL
Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), a onça-preta integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. No país, o animal pode ser encontrado em cerrados e matas ciliares e atlânticas. 

Além disso, plantações de canaviais também têm contribuído para a reprodução do animal, já que essa é uma cultura de ciclo longo, o que possibilita tempo o suficiente para que a espécie se reproduza. 

- Publicidade -

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ONÇA-PARDA E PUMA
E para quem se pergunta se existem diferenças entre a onça-parda e o puma, saiba que os termos na verdade são sinônimos para o mesmo animal. De acordo com a APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), a onça parda também pode ser chamada de puma concolor. 

A onça-parda é nativa da América e, por sua vez, o nome “puma” vem do idioma nativo da região dos Andes, o quéchua. Assim, o termo é uma palavra para “poder”. Enquanto isso, “concolor vem do latim e equivale a “mesma cor”, devido a pelagem da onça-parda. 

 

LEIA MAIS  

Conheça o tratamento de cardiopatia que não deixa sequelas

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress