A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu temporariamente, a partir de terça-feira (3), a venda de 38 planos de saúde de dez operadoras por conta de reclamações relacionadas à cobertura assistencial, registradas no segundo trimestre de 2023.
A agência alerta os consumidores a não contratarem os planos de saúde listados. Se você receber uma oferta para adquirir um desses planos, é importante denunciar à ANS.
Segundo a ANS, essa ação faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, um programa que avalia regularmente o desempenho do setor e visa proteger os consumidores.
Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, enfatiza o impacto da suspensão temporária da comercialização, afirmando: “Um total de 394.313 beneficiários estão protegidos com essa medida, pois esses planos só poderão ser novamente comercializados para novos clientes se as operadoras melhorarem seu desempenho no monitoramento.”
A ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que estão autorizados a voltar a ser comercializados após análises realizadas no mesmo período do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista completa dos planos reativados pode ser encontrada aqui.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é conduzido trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e no número de beneficiários dos planos de saúde. As queixas consideradas no monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, bem como negativas de cobertura assistencial.
LEIA TAMBÉM
Outubro Rosa: confira os primeiros sinais de câncer de mama
Instituto Butantan descobre molécula com potencial para combater superbactérias
Durante o período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas 58.035 reclamações relacionadas aos serviços prestados pelos planos de saúde.
Para denunciar ou obter mais informações sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, os usuários podem ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora [https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor].