14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Caso Luana Andrade: o que é e quais os sintomas do lipedema?

Influenciadora morreu na terça-feira (7), durante uma cirurgia de lipoaspiração para tratar o diagnóstico da doença nos joelhos

Nesta quarta-feira (8), uma amiga de Luana Andrade, Brenda Paixão, revelou que a influenciadora tinha lipedema nos joelhos, o que a levou a fazer a cirurgia de lipoaspiração na região. Luana morreu na terça-feira (7) durante o procedimento, após ter complicações que provocaram uma embolia pulmonar maciça.

O lipedema é uma doença crônica que causa acúmulo anormal de gordura nos braços e nas pernas. Normalmente confundido com obesidade ou sobrepeso, esse diagnóstico se caracteriza por um inchaço “gorduroso” difuso, geralmente restrito às pernas, coxas, quadris e braços, mas pode ocorrer também no couro cabeludo.

Veja quais são os sintomas do lipedema:

– Gordura dolorosa;
– Surgimento de pequenos nódulos ou hematomas, muitas vezes sem um trauma;
– Hipersensibilidade ao toque;
– Frouxidão ligamentar;
– Flacidez;
– Desproporção entre as pernas e o tronco;
– Celulite;
– Sensação de peso nas pernas;
– Cansaço. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

O que é e quais os riscos de fazer uma harmonização facial? 

- Publicidade -

Entenda a importância do contato com a natureza para as crianças 


Há também a questão da insegurança e desconforto estético, em que muitos pacientes acabam deixando de usar roupas que mostram as suas pernas.

De acordo com SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), o lipedema evolui em cinco estágios: inicia-se pela região pélvica e segue por quadris, nádegas, coxas e pernas, com possibilidade de acometer o sistema linfático,

- Publicidade -

A doença costuma ter causas genéticas e atinge principalmente as mulheres em idade reprodutiva.

QUAL É O TRATAMENTO PARA LIPEDEMA?

O lipedema não tem cura, mas existem formas de tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. Uma alternativa é manter o controle do peso, ter uma alimentação rica em fibras e proteínas e evitar o excesso de laticínios e carboidratos. Em alguns casos, também pode ser recomendado o uso de meias de compressão.

No caso da lipoaspiração feita por Luana Andrade, ela só é indicada como última opção, quando o tratamento clínico não tem o efeito esperado ao longo do tempo.
 

 

LEIA MAIS 

Lei garante assistência psicológica às gestantes e puérperas

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress