15 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é a poliomielite? Campanha de imunização começa hoje

Doença está extinta do país desde 1994, mas baixa adesão às vacinas acende alerta para potencial reintegração do poliovírus no país

criança, imunizante, gotas, polio, vacina
Vacina é a principal forma de prevenção ao vírus (Foto: TV Globo)

O governo do estado de São Paulo começou, nesta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite, e segue até o dia 14 de junho. Para garantir a imunização, basta se dirigir a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em posse da carteirinha de vacinação das crianças.

Saiba o que é a doença e a importância de garantir a imunização o mais rápido possível:

LEIA MAIS

O que é lúpus?

O que é snus?

O que é a poliomielite?

A poliomielite, conhecida por paralisia infantil, é uma doença de altíssimo contágio, o poliovírus pode causar a paralisia dos membros inferiores e a assimetria causada tem caráter irreversível. Sendo que, a forma grave da doença pode levar a óbito. Assim, a vacinação caracteriza a principal forma de prevenção.

- Publicidade -

“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, disse a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Ligia Nerger, em nota.

O Brasil vive, neste momento, uma transição entre as vacinas da polio. Há duas doses de reforço da VOP (vacina oral poliomielite) que devem ser substituídas por um reforço da VIP (vacina inativada poliomielite).

Campanha de vacinação

A campanha pela imunização espera vacinar 95% das crianças na idade entre 1 e 5 anos. O objetivo é esperançoso, tendo em vista o cenário de queda nas imunizações contra a paralisia infantil, que se estende desde 2016, o último ano em que houve uma marca superior a 90% segundo o Ministério da Saúde.

Dessa forma, é importante ressaltar que apesar do vírus ter sido erradicado em 1994 no Brasil, o único meio dessa doença não se reintroduzir no país é com a vacinação.

- Publicidade -

Quais os sintomas?

Ainda que a maior parte dos infectados não manifeste ou apresente poucos sintomas, alguns são comuns de outras doenças virais, como:

  • Constipação
  • Dor de garganta
  • Espasmos
  • Febre
  • Mal-estar
  • Rigidez na nuca

LEIA TAMBÉM

O que o ácido pode causar na pele?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress