A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou, nesta segunda-feira (15), que o uso de adoçantes dietéticos não é apropriado para a redução de peso. Segundo a Organização, a declaração baseia-se em estudos científicos realizados em crianças e adultos.
De acordo com a OMS, os adoçantes mais citados são: acesulfame de potássio, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose e estévia e derivados.
Por isso, o Tudo EP separou uma lista com as cinco melhores alternativas para adoçar o seu alimento e manter a saúde. Confira:
VEJA TAMBÉM
OMS recomenda que adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controle de peso; entenda
SUS amplia vacinação contra gripe para toda população acima dos seis meses
ADOÇANTES NATURAIS SAUDÁVEIS
-Açúcar mascavo
O açúcar mascavo deriva da cana-de-açúcar e não passa pelo processo de refinamento. Esse adoçante é fonte de minerais como fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Além de recomendado para substituir os açúcares brancos, esse alimento é também um ótimo aliado das dietas balanceadas.
-Xilitol
O adoçante natural “xilitol” é bem comum entre os amantes da gastronomia saudável. Esse adoçante é classificado como “álcool de açúcar”, por ser extraído de frutas e vegetais.
-Eritritol
Esse adoçante tem a mesma origem do xilitol e traz apenas 0,2 calorias por grama. Nutricionistas afirmam que esse é um ótimo aliado para as dietas. Além disso, o xilitol e Eritritol ficaram de fora da lista da OMS.
-Açúcar de coco
Essa opção de adoçante contém baixo índice glicêmico, além de ser rico em nutrientes como cálcio, zinco, ferro, potássio e vitaminas do complexo B – que são fundamentais para o bem-estar do corpo humano.
-Mel
O mel da abelha é um dos melhores adoçantes naturais conhecidos. Esse ingrediente é rico em ferro, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, ele desempenha funções no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a manter a flora intestinal saudável e favorece na digestão.
LEIA MAIS