Nos últimos dias, o país foi assolado por uma imensa onda de calor, com temperaturas que ultrapassaram os 40º C em diversas cidades do Brasil. Por conta disso, entender quais malefícios o calor pode causar para o ser humano é uma parte vital para saber como se cuidar nesses tempos de altas temperaturas.
Durante a conversa com Helen Sacconi, a médica cardiologista Larissa Marchi explica quais problemas o calor pode causar no ser humano:
“O calor excessivo pode levar ao aumento do batimento cardíaco, causando quadros de palpitações e sensação de coração acelerado. Pode também reduzir a pressão arterial, provocando tontura, fraqueza e mal-estar“.
Além disso, também de acordo com a médica, é sempre importante ficar atento sobre o excesso de transpiração nessas temperaturas, já que há sempre o risco da desidratação por causa da baixa ingestão de líquidos e o excesso de suor, intensificando ainda mais a queda da pressão e as palpitações, o que pode causar desmaios e, até mesmo, arritmias cardíacas em casos mais graves.
“Temperaturas elevadas podem resultar também em maior retenção de líquidos, causando inchaço e sensação de peso nas pernas, além de poder causar, também, a descompensação de doenças, como, anginas, arritmias e insuficiência cardíaca“, completou Larissa.
LEIA TAMBÉM
Estudo aponta que um terço dos homens é portador do vírus do HPV
O que causa câncer de endométrio?
CUIDADOS
De acordo com a cardiologista, existem diversas formas de escapar dos possíveis prejuízos causados por esse calor, são elas:
– Manter-se sempre muito bem hidratado
– Tomar banho mais frio
– Sempre preferir ambientes frescos e bem ventilados
– Evitar exposição solar excessiva, principalmente no horário entre 10h e 16h
– Alimentar-se de forma equilibrada, evitando refeições mais pesadas
– Praticar exercícios com moderação, sempre optando por lugares mais arejados
LEIA MAIS
Ciclone provoca quedas de temperatura no país; veja previsão