29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Divulgação de lista de espera do SUS passará a ser obrigatória

A proposta que passou pela Câmara agora deve seguir para avaliação no Senado. Entenda o que muda a partir da aprovação do projeto de lei.

saúde, SUS, operação
Espera-se que o processo traga dignidade e combata o “fura-fila” (Foto: Pixabay)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) a proposta que torna pública, por meio da internet, a lista de espera dos pacientes que aguardam a realização de procedimentos como cirurgia e exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O texto passou por alterações e, por isso, precisa ser avaliado novamente pelos senadores (entenda mais abaixo).

LEIA MAIS

Aumento em casos de sarampo acende alerta da OMS

Surto de dengue aumenta o preço dos repelentes em quase 16%

O deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), relator da proposta, alega dignidade aos pacientes que esperam pelos procedimentos e defendeu o término do esquema “fura-fila” que usa da intervenção política, que mesmo “salvando um, mata dois”.

Com base no texto, é esperado um compromisso dos governos e responsáveis de cada unidade de saúde para atualizar quinzenalmente as alterações nas listas, que são realizadas apenas por determinação médica. O cidadão com data alterada e/ou procedimento remanejado deverá ser avisado em tempo adequado com a expressa informação de qual é a nova data.

- Publicidade -

Mensalmente, os gestores das unidades de saúde terão de informar o número de pacientes nas filas por meio da internet. Estas filas deverão conter os procedimentos e cada especialidade junto à média de tempo na espera.

*Com informações da Agência Brasil

**Sob supervisão de Marcos Andrade

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

PMMA: saiba o que é o procedimento que fez influenciadora perder lábio

Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress