20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

É seguro tomar melatonina? Entenda como suplemento funciona

Chamado de hormônio do sono, suplemento costuma ser indicado pelos profissionais como auxílio para estímulo do sono, não como tratamento para insônia

Chamado de “hormônio do sono”, suplemento costuma ser indicado pelos profissionais como auxílio para estímulo do sono, não como tratamento para insônia. (Foto: Reprodução/Freepik)

Suplementos de melatonina têm ficado cada vez mais em alta entre as pessoas com dificuldade para dormir. Mais de 70% da população brasileira sofre com alterações no somo, de acordo com estudos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Também conhecida como “hormônio do sono”, a melatonina é produzida naturalmente pelo corpo, responsável por estimular o sono, mas sua liberação pode diminuir com o passar do tempo. Nestes casos as suplementações podem ser uma boa solução, mas é preciso tomar cuidado em fazer uma automedicação equivocada.

A melatonina não é um remédio para dormir, já que ela não promove o sono em si, mas sim preparar as funções biológicas para a hora de dormir. Por isso, ela deve ser utilizada com cautela, apenas sob orientação médica.

O suplemento costuma ser indicado pelos profissionais como auxílio para estímulo do sono, não como tratamento para insônia. Alguns casos em que tomar melatonina pode ser recomendado são:

– distúrbios do sono, como jet-lag;
– pessoas idosas com produção reduzida do hormônio;
– crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). 

 

 

LEIA TAMBÉM  

- Publicidade -

Entenda os impactos das experiências traumáticas na infância 

Veja quais são os passos de uma skincare

 

As recomendações podem variar conforme as necessidades de cada organismo, por isso o uso deve ser orientado por um especialista.

O uso do hormônio como suplemento é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com consumo máximo de 0,21 mg por dia, e ele pode ser vendido sem receita. Mas, estudos da agência reguladora concluíram que a suplementação deve ser utilizada por períodos curtos, de até três meses.

- Publicidade -

PODE DAR MELATONINA PARA CRIANÇAS?

A Anvisa contraindica o uso da melatonina para crianças, mas pode haver algumas exceções. No caso daquelas diagnosticadas com TEA ou TDAH, por exemplo, estudos mostraram os benefícios do hormônio, como destacou Cora Collette Breuner, professora do departamento de pediatria do Hospital Infantil de Seattle da Universidade de Washington, em entrevista à CNN.

Ela afirmou que “as crianças que apresentam esse quadro têm muita dificuldade em dormir ou permanecer dormindo”. Além disso, a especialista apontou que muitos estudos descobriram que adicionar doses de seis a dez miligramas à noite pode ser “muito útil” para essas crianças.

Porém, ela também reforça sobre a necessidade de consultar um pediatra antes de usar o suplemento de melatonina. “Não faça o que não é recomendado ao começar a usar o remédio sem falar com o pediatra sobre isso primeiro”.

 

 

LEIA MAIS 

Colapso em Maceió: saiba o que é a Braskem

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress