Um surto de uma pneumonia misteriosa está sobrecarregando hospitais infantis em algumas cidades na China. Nesta terça-feira (21), o ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório sobre a doença, que atingiu inclusive a capital, Pequim, levantando o alerta de uma nova epidemia.
“Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância”, diz o texto. Segundo o relatório, também não está claro quando esse surto começou, já que seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente.
Não é mencionado se adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. “O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China”, finaliza o documento.
LEIA TAMBÉM
Sarcopenia: veja como tratar e prevenir doença que causa fraqueza e dor muscular
Marcelo Ullman: saiba as causas do sinal de Grey-Turner
Em entrevista a uma emissora de Taiwan, a FTV News, um morador de Pequim relatou que muitos estão hospitalizados na cidade, mas os sintomas da pneumonia misteriosa seriam apenas febre alta e nódulos pulmonares, sem tosse.
Outro residente da capital chinesa afirmou que os pais não estão autorizados a reportar os casos às escolas. Caso as crianças apresentem algum sintoma, como febre, resfriado e tosse, elas são internadas imediatamente.
No hospital infantil de Dalian, na província de Liaoning, a situação também é preocupante, em que dezenas de crianças estavam precisando receber medicação intravenosa. “Os pacientes têm que esperar na fila por duas horas”, relatou um funcionário do local também à emissora de Taiwan.
Muitas escolas nessas localidades da China já cancelaram as aulas por conta da pneumonia misteriosa, enquanto outras estão cogitando suspendê-las temporariamente. Até o momento, nem a Comissão Nacional de Saúde nem o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China emitiram um posicionamento sobre o surto.
LEIA MAIS