Uma jovem de 18 anos morreu no dia 23 de junho devido complicações de uma cirurgia de extração de um dente do siso. Isadora Belon Albanese havia realizado o procedimento 4 dias antes, em uma clínica na cidade de Porto Feliz (SP). Segundo sua mãe, até então ela era saudável e sem nenhuma comorbidade.
Grasiela Albanese conta que a filha começou a se sentir mal na noite do dia seguinte à cirurgia, que aconteceu em 19 de junho. Segundo a mãe da jovem, Isadora chegou até mesmo a vomitar de dor.
A jovem foi então levada para um hospital, onde a equipe médica que a atendeu viu a necessidade de fazer uma drenagem. Porém, o procedimento precisou ser interrompido, porque Isadora teve uma parada cardíaca.
Isadora foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), teve uma segunda parada cardiorrespiratória e acabou morrendo.
LEIA TAMBÉM
É possível engravidar usando DIU? Entenda como funciona
O que é um pulmão artificial e como ele funciona?
“Fiz uma grande pesquisa e descobri que não há um protocolo padrão para a extração do terceiro molar, que é o dente do siso, isso é um absurdo. Nas faculdades, eles ensinam qual seria o protocolo, mas além de não ser obrigatório nem padronizado, ele é muito usado por pessoas com comorbidades. Nós pais que levamos nossos filhos saudáveis na clínica, nenhuma ação é tomada, infelizmente”, conta a mãe em um vídeo.
Com a perda da filha, Grasiela e o marido, Ricardo Albanese, criaram perfis no TikTok e Instagram, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos das cirurgias de extração do dente do siso. Nas páginas, eles compartilham casos semelhantes e buscam o estabelecimento de um protocolo para esse tipo de atendimento.
LEIA MAIS