18 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é neoplasia maligna?

Milhares de pessoas no Brasil enfrentam diferentes casos de neoplasia maligna; confira detalhes desta doença e os principais sintomas

Neoplasia deve atingir mais de 700 mil pessoas no Brasil em 2024
Neoplasia deve atingir mais de 700 mil pessoas no Brasil em 2024 (Foto: Reprodução/ Pixabay)

No Brasil, espera-se que mais de 700 mil pessoas sejam diagnosticadas com neoplasia maligna entre 2024 e 2025, de acordo com um levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Na internet, houve um aumento de buscas sobre o que é neoplasia maligna e a diferença desta à benigna. Confira os detalhes abaixo:

O que é neoplasia maligna?

A neoplasia é o nome dado a todo tumor que tem crescimento anormal do número de células no organismo – também conhecido como câncer. De acordo com o blog da CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), todo câncer pode ser considerado como tumor, mas nem todo tumor é um câncer.

Nesse sentido, o blog explica que a diferença está na classificação: entre a neoplasia maligna e benigna.

LEIA TAMBÉM
Como consumir chocolate de maneira saudável na Páscoa?
Streptococcus pyogenes: conheça a doença mortal do Japão

Qual é a diferença entre a neoplasia maligna e benigna?

A diferença entre a neoplasia maligna e benigna está na forma como as células crescem no organismo. Enquanto na maligna, há um crescimento descontrolado, na benigna, observa-se uma organização maior.

No primeiro caso, médicos explicam que pode ocorrer a metástase: quando as células desordenadas se espalham a órgãos e tecidos adjacentes ao lugar original do tumor. Já no segundo caso, uma neoplasia comum é o mioma, que pode atingir o tecido muscular do útero e causar cólica, sangramento ou dificuldade de engravidar.

Assim, em ambos os casos, especialistas indicam o diagnóstico precoce como a principal maneira de controlar o câncer. Os principais sintomas da condição são:

  • perda de peso sem motivo aparente;
  • cansaço excessivo;
  • surgimento de nódulos;
  • manchas suspeitas na pele;
  • sangramento nas fezes ou na urina;
  • dor persistente sem causa definida.

Portanto, em caso de suspeitas, um médico deverá ser contatado.

- Publicidade -

LEIA MAIS
De onde é retirado o sal de cozinha?

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress