Chrystian, da dupla sertaneja com Ralf, morreu nesta quarta-feira (19), após complicações da doença de rim policístico. Ele foi levado ao hospital às pressas devido a uma parada cardiorrespiratória, ocasionada por complicações da doença.
O cantor esperava o transplante do órgão, que seria doado por sua esposa, mas não deu tempo. Horas após ser socorrido, a morte do cantor foi confirmada em seu perfil do Instagram.
O que é rim policístico?
A síndrome renal policística é um distúrbio hereditário que causa cistos (são bolhas em volta do rim que podem conter líquido) Eles se multiplicam e se tornam numerosos, podendo comprometer o funcionamento do órgão. Esses cistos causados pela doença não são cancerígenos.
A condição é considerada rara. Conforme declaram especialistas da Rede D’or à CNN Brasil, a doença é passada de pais para filhos e, em casos ainda mais raros, pode surgir de maneira espontânea.
Uma das características da doença é ser silenciosa, levando os pacientes a terem o diagnóstico em um estágio muito avançado. A doença não tem cura e nem tratamento específico. Os pacientes fazem uso de medicamentos para controlar a pressão arterial e conter a dor. Em casos em que o rim deixa de funcionar, o paciente é submetido a sessões de hemodiálise ou ao transplante do órgão.
Quais são os sintomas?
- Pressão alta
- Dor nas costas ou na lateral do corpo
- Sangue na urina
- Sensação de abdômen cheio
- Abdômen aumentado
- Dores de cabeça
- Pedras nos rins
- Insuficiência renal
- Infecções nos rins ou no trato urinário
LEIA MAIS