- Publicidade -

Ovos de tênia emagrecem?

Mulheres têm feito da ingestão de ovos de tênia, com o objetivo de perder peso; entenda os perigos da prática

compartilhar

Na semana passada, médicos americanos fizeram um alerta sobre casos de pessoas que têm ingerido deliberadamente pílulas com ovos de tênia, com o objetivo de perder peso. A prática remonta aos anos 1900, mas ainda que não seja nova, tem viralizado nos últimos dias com relatos de mulheres, que teriam adquirido os ovos na deep web. 

A tênia é um parasita e a ideia por trás do consumo de seus ovos é que, após a eclosão no intestino, ela cresça e ingira os alimentos consumidos pelo indivíduo. Isso resultaria em uma redução da absorção dos nutrientes pelo corpo e, consequentemente, da formação de gordura. 

- Publicidade -

Ovos de tênia emagrecem?

Não existem evidências científicas que atestem a eficácia do consumo de ovos de tênia no emagrecimento. Pelo contrário, os registros apontam para os graves riscos do parasita à saúde. 

Acontece que a tênia adulta, capaz de chegar a até 25 metros, pode causar uma infecção no intestino, a chamada teníase, que tem entre seus sintomas vômitos, diarreias, dores abdominais, náuseas, febres, entre outros sintomas. Além disso, uma vez que o parasita consome os nutrientes presentes no corpo, ele deixa o indivíduo fraco e vulnerável ao desenvolvimento de outras doenças. 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Sobre o que fala o filme ‘A Redenção’?

Larissa Manoela vai ser a protagonista de ‘Etâ Mundo Bom! 2’?

Mas o principal risco consiste na cisticercose, quando os ovos de tênia liberam larvas envoltas em um cisto, que entra na corrente sanguínea migrando pelo corpo até chegar a outros tecidos, onde se instalam e causam lesões. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cisticercose “pode resultar em efeitos devastadores para a saúde humana”.

“As larvas (cisticercos) podem se desenvolver nos músculos, na pele, nos olhos e no sistema nervoso central. Quando os cistos se desenvolvem no cérebro, a condição é chamada de neurocisticercose (NCC). Os sintomas incluem dor de cabeça intensa, cegueira, convulsões e ataques epilépticos e podem ser fatais”,

afirma o órgão.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Em quais casos vai ter a perícia presencial para o auxílio-doença?

Larissa de Morais
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no acidade on Campinas e no Tudo EP, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.

Leia mais

Você teria um galo de estimação? Conheça quem tem e não se arrepende

O tutor conta como um encontro inesperado se transformou em conexão com o galo

Red Dead Redemption chega para nova geração de dispositivos

Game que iniciou a franquia de Velho Oeste chega para Netflix, iOS, Android, PS 5, Xbox Series e Nintendo Switch 2 em 2 de dezembro

Assassin’s Creed ganha celebração gastronômica temática

Entre 19 e 30 de novembro, o restaurante Xepa servirá pratos inspirados na franquia e receberá uma exposição de trabalhos artísticos

- Publicidade -

- Publicidade -